PJ interceta semi-submersível com quase sete toneladas de cocaína. Cinco pessoas detidas
Rede social X / Ministério da Defesa

PJ interceta semi-submersível com quase sete toneladas de cocaína. Cinco pessoas detidas

Semi-submersível tinha como destino a Península Ibérica. Operação da PJ contou com o apoio da Marinha e Força Aérea portuguesas, mas também das autoridades espanholas, dos EUA e Reino Unido.
Publicado a
Atualizado a

A Polícia Judiciária (PJ) intercetou, em pleno oceano Atlântico, um semi-submersível com 6,5 toneladas de cocaína, que tinha como destino a Península Ibérica, revelou esta terça-feira esta força policial.

"Numa ação concertada entre as autoridades portuguesas e espanholas, a PJ realizou, nos últimos dias, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, na sequência da qual foi possível localizar e intercetar um semi-submersível, utilizado por uma organização criminosa transnacional, que transportava cerca de 6,5 toneladas de cocaína, com destino à Península Ibérica", revela a PJ, em comunicado.

Operação denominada Nautilus contou com a participação, além da PJ, da Marinha e a Força Aérea portuguesas, da Guardia Civil de Espanha, da Drug Enforcement Administration dos EUA e da National Crime Agency do Reino Unido.

"O Ministro da Defesa Nacional felicita a Marinha, a Força Aérea Portuguesa e a Polícia Judiciária pelo sucesso desta operação internacional", lê-se numa numa mensagem divulgada nas redes sociais pelo ministério tutelado por Nuno Melo.

A investigação teve origem "em informação partilhada pela Guardia Civil no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa" e está a ser "desenvolvida em inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal", explica a polícia portuguesa.

A embarcação foi intercetada no oceano Atlântico, "a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores". Seguiam a bordo "cinco tripulantes, juntamente com as cerca de sete toneladas de droga, droga esta que teria como destino final diversos países do continente europeu", refere ainda a PJ.

De acordo com o JN, os cinco homens detidos são de nacionalidade brasileira, colombiana e espanhola. A droga apreendida foi transferida para uma embarcação da Marinha Portuguesa, que, segundo o jornal, terá rebocado o semi-submersível para o território nacional.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt