Morreu Olga Cardoso, locutora do 'Despertar' e apresentadora do 'Amiga Olga'

Morreu Olga Cardoso, locutora do 'Despertar' e apresentadora do 'Amiga Olga'

A antiga locutora de rádio e apresentadora de televisão estava hospitalizada após ter sofrido um AVC.
Publicado a
Atualizado a

Olga Cardoso, antiga locutora de rádio e apresentadora de televisão, morreu esta quarta-feira, 3 de dezembro, aos 91 anos, após ter sofrido um AVC na terça-feira.

"A Olga já não está fisicamente entre nós. Partiu durante esta madrugada", escreveu António Sala, seu parceiro de muitos anos no programa Despertar, da Rádio Renascença.

Além do Despertar, que durou entre 1979 e 2000, Olga Cardoso popularizou-se ainda mais com o concurso Amiga Olga, que conduziu na então recém-criada TVI, em 1993.

O formato foi igualmente um sucesso, mas terminou ao fim de um ano. "Na altura fiquei triste por ter terminado tão rápido porque estava a ter sucesso", confessou em 2022 numa entrevista a Manuel Luís Goucha na TVI. "Há mágoa. Se o programa estava a ser ter sucesso porquê terminá-lo?", questionou.

Depois disso, ainda conduziu durante alguns meses um formato sobre anúncios televisivos.

Cinco meses depois do fim do Despertar, perdeu o marido, Virgílio Cardoso. "Foi muita coisa... eu entrei em depressão", confessou a Manuel Luís Goucha.

Mudou-se então para Coimbra, tendo ainda trabalhado como relações públicas e feito algumas colaborações radiofónicas. "Foi isso que me valeu", disse.

Há cerca de 10 anos descobriu que sofria de Parkinson.

Olga Cardoso nasceu a 7 de julho de 1934, em Miragaia, no Porto. Aos 15 anos, foi convidada para as Oficinas de Rádio, Som, Eletricidade e Cinema, tendo começado a dar a voz em radionovelas. Depois disso trabalhou na Rádio Porto e Rádio Clube do Norte e, em 1964, ingressou na Rádio Renascença. A dupla com António Sala, estando ele em Lisboa e ela no Porto, fez do Despetar um ícone radiofónico, chegando a haver emissões em direto de Viena, na Áustria, de Sevilha, em Espanha, de Macau, da Expo'98 e até a bordo de aviões, barcos ou submarinos.

Ainda antes de ter tido alta hospitalar após cirurgia, o Presidente da República reagiu à morte de Olga Cardoso, "com quem pôde conviver décadas atrás". Na nota divulgada pela presidência, lê-se que esta "deixou um traço de simpatia e amizade em muitos milhares de ouvintes de uma das principais estações de rádio portuguesas".

Morreu Olga Cardoso, locutora do 'Despertar' e apresentadora do 'Amiga Olga'
Nuno Markl, bem humorado, fala da sua recuperação do AVC. "O lado esquerdo do meu corpo meteu férias e está a acordar aos poucos"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt