O luxo dos pequenos detalhes com sabor a Alentejo

O luxo dos pequenos detalhes com sabor a Alentejo

Vinhos, azeite e agora um hotel de charme com forte aposta na gastronomia e a possibilidade de fazer transfer de avião. A Quinta do Paral abriu há dias, numa casa senhorial do século XIX, o The Wine Hotel, onde mantém o respeito pela tradição alentejana.
Publicado a
Atualizado a

“Acreditamos que é na simplicidade e nos pequenos detalhes que se sente o verdadeiro luxo”, diz Sofia Moreira, general manager do novo hotel de charme da Quinta do Paral, na Vidiguiera, nascido numa casa senhorial do século XIX da propriedade. O The Wine Hotel abriu portas há uns dias com elementos arquitetónicos que espelham o local em que está inserido, em plena planície alentejana, e com elementos contemporâneos.

O empreendimento é constituído por 22 unidades de alojamento e possui três espaços gastronómicos, uma piscina infinita, centro de fitness e uma sala de congressos e eventos. Tudo rodeado de áreas verdes e cursos de água e com uma paisagem a perder de vista.

Do projeto exterior, assinado, tal como o design de interiores, pelo gabinete Saraiva & Associados, realçam-se as arcadas revestidas a tijolo de burro, os muros de cal, os ladrilhos de terracota e as tradicionais celosias geométricas – elementos bem tradicionais da arquitetura alentejana.

“Existiu uma preocupação em respeitar a herança histórica da propriedade, quer pela reabilitação e conservação de edifícios, nomeadamente da nossa Casa Senhorial do século XIX, quer na nossa oferta gastronómica que celebra a tradição e os sabores alentejanos”, explica Sofia Moreira em comunicado, lembrando que, desde a aquisição de 85 hectares de terras

pelo empresário Dieter Morszeck, em 2017, o projeto da Quinta do Paral foi delineado para manter, ao máximo, o respeito pelas tradições e cultura locais. “No vinho cuidamos das nossas vinhas velhas, preservamos a biodiversidade existente, somos sustentáveis e apoiamos o saudável desenvolvimento da agricultura - vinha e olival. Quando iniciamos o projeto do hotel, não poderia ser diferente”, diz.

Apresentado como “retiro vínico”, este novo hotel com a chancela da Leading Hotels of the World, disponibiliza 22 unidades de alojamento (entre quartos, suites, um apartamento e uma mansão) com um mobiliário predominante em madeira, alguns apontamentos de couro e outros materiais nobres, com peças de design exclusivo e obras de arte únicas de inspiração vínica, personalizadas pelo artista David Reis Pinto.

A oferta gastronómica de excelência é um dos pontos fortes do hotel, com três espaços distintos. O The Wine Restaurant tem o chef José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos, em Portalegre, como consultor e promete elevar os típicos sabores alentejanos e uma cozinha genuína e de conforto, num ambiente sofisticado.

Junto à piscina está o The Estate Lounge, local onde são servidos os pequenos-almoços, snacks e refeições ligeiras. Finalmente, no The Grape Rooftop Bar é possível degustar petiscos clássicos e snacks acompanhados pelos vinhos da Quinta do Paral.

A propriedade dispõe de diversos serviços, como bicicletas eléctricas, valet parking, In-Room dining, turndown Service e serviço de butler personalizado, além de ter preparado várias experiências à volta do vinho, da gastronomia e da cultura da região: desde provas de vinhos, jantares privados, oficinas de cozinha e piqueniques no campo até transfer privado, que pode ser feito de carro ou no avião privado da Quinta do Paral, o Pilatus PC12.

FOTO Ricardo Palma Veiga

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt