Nove detidos em operação da PSP de combate à venda de droga em prédios em Alcântara
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal de Lisboa, realizou entre 16 e 22 de maio a operação "Portas Trancadas" de combate à venda direta de droga em Alcântara. As várias ações desencadeadas pelas forças de segurança resultaram na detenção de quatro homens e cinco mulheres, entre os 20 e os 50 anos, e na apreensão de 365 doses de cocaína, 230 doses de heroína, 75 doses de haxixe, 20 doses de liamba, 4000 euros em dinheiro e outro material associado ao tráfico, diz a PSP em comunicado.
A operação foi desencadeada na sequência de queixas de moradores de Alcântara de que os traficantes estavam a usar a entrada de prédios residenciais para venderem droga.
"Uma vez rececionada a informação de que um conjunto de suspeitos se dedicava ao tráfico de droga, trancando hall e portas de acesso a prédios residenciais, impossibilitando os moradores de acederem livre e tranquilamente às suas casas, a Divisão de Investigação Criminal tomou as medidas adequadas", diz em comunicado a Polícia de Segurança Pública.
Segundo a PSP, "os traficantes colocavam barreiras físicas ao longo das escadas que dão acesso aos apartamentos, comportamento conhecido para dificultar a ação da Polícia no momento de uma eventual abordagem, permitindo a sua fuga na maioria das situações".
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, e cinco deles ficaram em prisão preventiva.