Nevou no Algarve. Há anos que a Serra de Monchique não se vestia de branco

Algarvios foram em romaria até à Foia, o ponto mais alto do Algarve, onde a neve caiu este sábado pelas nove da manhã

Há cerca de seis anos que não se via cair neve assim na Serra de Monchique, no Algarve. Pelas nove da manhã, a neve começou a cair e obrigou mesmo a fechar uma das estradas de acesso que liga Monchique à Foia, o ponto mais alto do Algarve, devido ao gelo que se acumulou e consequentes perigos para a condução.

A via foi entretanto reaberta mas as autoridades esperam que, durante a tarde, pessoas de toda a região se desloquem até à Serra, para ver neve - algo que muitos farão pela primeira vez.

A romaria até ao local começou logo de manhã, quando os algarvios começaram a partilhar nas redes sociais imagens da neve que caía em Monchique.

O mau tempo está a fazer-se sentir em todo o país e o IPMA já tinha alertado que, este fim de semana, poderia nevar mesmo em territórios mais a sul, como acabou por acontecer no Algarve. Este sábado, as estradas de acesso às zonas mais elevadas das serras da Estrela, no distrito de Castelo Branco, e do Caramulo e de Montemuro, no distrito de Viseu, estão cortadas devido à neve.

As temperaturas vão continuar baixas e a precipitação vai manter-se, principalmente no litoral oeste, sendo por vezes de granizo, mas no domingo a chuva diminui e pode ocorrer gelo ou geada no interior, segundo o IPMA. A queda de neve vai continuar hoje nos locais acima de 400 metros, e vai subindo a 600 a 800 metros ao longo do dia.

No domingo, "a situação melhora, a quantidade de precipitação é inferior, com aguaceiros fracos especialmente no litoral oeste, com tendência a diminuir a partir do final da manhã" e a neve vai limitando a sua presença a altitudes mais elevadas, explicou Ricardo Tavares, do IPMA.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG