Manifestação do 1143 já passou por Lisboa, Porto e Guimarães.
Manifestação do 1143 já passou por Lisboa, Porto e Guimarães.André Rolo / Global Imagens

Mário Machado lidera manifestação contra imigrantes em Albufeira antes de se entregar à justiça

Grupo 1143 promove mais uma manifestação contra imigrantes. O Algarve é o local escolhido. Antes, cidadãos contrários aos ideais do grupo vão realizar uma ação de protesto.
Publicado a
Atualizado a

Este sábado, o neonazi Mário Machado lidera a última manifestação contra imigrantes antes de se entregar à justiça. O líder do grupo 1143 perdeu recurso no Tribunal Constitucional esta semana e tem de começar a cumprir a pena de prisão até o fim de fevereiro. O protesto será em Albufeira, no Algarve, cidade escolhida para levar as bandeiras do grupo, que defende a remigração e associa aos imigrantes a culpa por problemas do país, como a habitação e a criminalidade.

Em Albufeira, a manifestação tem como mote "Menos Imigrantes-Menos Crime", mesmo que todas as estatísticas oficiais apontem que esta relação em Portugal não existe. No mesmo protesto realizado no Porto, em abril do ano passado, o tema era "Menos imigração, mais habitação".

Manifestação do 1143 já passou por Lisboa, Porto e Guimarães.
Crime violento: Em 15 anos rácio de estrangeiros detidos caiu para metade

Neste protesto em particular, a mensagem do grupo é que o Algarve "existe só no verão e quando existem eleições" e que esta será a primeira vez que a localidade recebe uma ação deste tipo. O evento está a ser organizado há meses, com confirmações de autocarros saindo do Porto e Lisboa. De acordo com último balanço do grupo, está confirmada a presença de 280 pessoas no almoço antes da manifestação. O grupo garante que será "a maior deslocação de sempre de nacionalistas".

A manifestação será às 18.00 horas, em frente à Câmara Municipal de Albufeira. Os membros foram orientados para não dar entrevistas aos jornalistas. Entre as presenças, está confirmada de Rui Fonseca e Castro, presidente do partido Ergue-te que é acusado de raptar o próprio filho de 10 anos, que mora com a mãe no Brasil. Há meses que os dois líderes extremistas defendem uma maior união dos grupos nacionalistas do país.

O protesto deste sábado também deve ser utilizado para reforçar a ideia de que o líder Mário Machado é um preso político. O português chegou a considerar a hipótese de pedir ajuda dos Estados Unidos, nomeadamente Donald Trump e Elon Musk para não ser preso.

Ação pela igualdade e liberdade

Assim como nas outras manifestações do 1143, alguns cidadãos contrários aos ideais do grupo vão realizar uma ação de protesto. A Frente Anti Discriminação do Algarve (FADA) estará às 15.00 horas na Praça dos Pescadores, em Albufeira, para uma "festa da diversidade e interculturalidade", de acordo com nota pública do Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia (GAC), que se associa à festa.

"Estar nas ruas é dar, mais uma vez, um sinal inequívoco e público, mostrando que recusamos conviver em Portugal com organizações de extrema-direita, racistas, xenófobas, islamofóbicas e homofóbicas, anti-democráticas e ilegais. Estaremos em Albufeira para celebrar a interculturalidade e manifestar a nossa total solidariedade com as vítimas de crimes motivados por ódio em Portugal", destaca o grupo.

O GAC ainda manifesta preocupação com o que pode acontecer na ação do 1143. "Sabemos que se preparam para usar tochas, habituais artefactos para aterrorizar as pessoas e cometer crimes de ódio, como fizeram anteriormente nas marchas neonazis que organizaram. Além de profundamente racista e xenófoba, esta ação põe em causa a segurança das pessoas imigrantes que vivem e trabalham no Algarve, em especial em Albufeira".

amanda.lima@dn.pt

Manifestação do 1143 já passou por Lisboa, Porto e Guimarães.
MAI abre inquérito disciplinar a GNR que se envolveu em desacatos com a PSP na manifestação do grupo 1143
Manifestação do 1143 já passou por Lisboa, Porto e Guimarães.
“Clima de terror” em Guimarães. Ativistas denunciam ameaças do grupo 1143

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt