Inquérito é do DIAP de Aveiro.
Inquérito é do DIAP de Aveiro. FOTO: DR

Membro do grupo 1143 detido por suspeita de ataque à caixa ATM com explosivo

É um dos administradores de um dos 'chats' do grupo 1143 no Signal. Segundo a PJ, já tem antecedentes criminais pelo mesmo delito.
Publicado a
Atualizado a

Um membro do grupo 1143 foi detido pela pela Polícia Judiciária (PJ) esta quarta-feira, 4 de junho. De acordo com o comunicado, o indivíduo, de 41 anos, é suspeito de ser o líder de um grupo dedicado à falsificação de documentos e furto qualificado com recurso a explosão.

O DN sabe que o detido é um dos administradores de um dos chats do grupo 1143 no Signal, sendo um dos membros mais ativos da organização na região de Aveiro. O detido é sempre presença garantida nos eventos do grupo e esteve na manifestação de 25 de Abril, quando Mário Machado foi detido e houve confrontos violentos.

Em causa nesta operação da PJ, está o ataque à uma caixa ATM instalada no posto de Abastecimento de combustíveis da Galp em Quintãs – Aveiro. O crime aconteceu no passado dia 4 de agosto de 2023. De acordo com as autoridades policiais, o indivíduo já tem antecedentes pelo mesmo crime.

Os agentes cumpriram mandados de buscas domiciliares nas zonas de Aveiro e Águeda. Segundo a PJ, a investigação, realizada pelo DIAP de Aveiro, foi "complexa, que se prolonga há vários meses, tendo resultado já, anteriormente, na detenção de outro suspeito, e na identificação e constituição de um terceiro elemento, que atualmente se encontra a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional da Covilhã".

O membro do 1143 "irá ser presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas".

amanda.lima@dn.pt

Inquérito é do DIAP de Aveiro.
Neonazi Mário Machado agredido por outros reclusos na prisão de Alcoentre
Inquérito é do DIAP de Aveiro.
Desinformação pela caixa do correio: o ódio, o engano e a xenofobia de grupos extremistas

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt