Estrada Marginal cortada em Oeiras.
Aeroporto de Lisboa com operação afetada
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Estrada Marginal cortada em Oeiras. Aeroporto de Lisboa com operação afetada

Ocorrências registadas pela ANEPC foram sobretudo relacionadas com queda de estruturas. Lisboa e Setúbal, ambos em alerta laranja, têm o maior número de registos.
Publicado a
Atualizado a

Aeroporto de Lisboa com operação afetada

Ao início da noite as fortes rajadas de vento condicionaram a operação no aeroporto de Lisboa, com vários voos a borregar a manobra de aterragem. Este é um procedimento habitual e seguro. Segundo noticiou a SIC Notícias, todos os aparelhos aterraram com êxito à segunda tentativa, não havendo registo de voos divergidos.

Estrada Marginal cortada em Oeiras

A Estrada Marginal, que liga Lisboa a Cascais, foi cortada em Oeiras devido ao mau tempo, nomeadamente o vento forte e a chuva intensa.

Segundo a CNN Portugal, há muita areia na estrada e está uma retroescavadora a operar na zona de Santo Amaro de Oeiras.

Mais de 400 ocorrências até às 20:00 incluindo uma com ferido grave

Portugal continental registou até às 20:00 de hoje 409 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores e de estruturas que afetaram maioritariamente a região de Lisboa, com uma pessoa a ter ficado ferida com gravidade.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) destacou à Lusa que ocorreram 409 ocorrências entre as 00:00 e as 20:00 de hoje, depois de até às 12:00 se terem registado 112 ocorrências.

As autoridades registaram 183 ocorrências por queda de árvore, 169 por quedas de estruturas e 44 por limpezas de via.

Entre as regiões mais afetadas estão a Grande Lisboa, com 167 ocorrências, a Península de Setúbal (43) e a Região de Coimbra (27).

No concelho de Sintra, uma pessoa ficou ferida com gravidade devido a queda de uma árvore, num acidente registado esta tarde, adiantou ainda fonte da ANEPC.

Pai e filho resgatados de viatura arrastada pela força da água em Coruche

Pai e filho foram resgatados, apenas com ferimentos leves, depois de a viatura onde seguiam ter sido arrastada pela força da água e devido à subida do caudal de uma ribeira em Coruche.

Os dois homens foram transportados para o Hospital de Santarém, adianta a SIC.

PSP impõe velocidade mais baixa nas pontes de Lisboa

A PSP diminuiu a velocidade nas pontes 25 de abril e Vasco da Gama que ligam Lisboa e a margem sul do Tejo por causa do mau tempo, nomeadamente a velocidade do vento.

Na ponte 25 de Abril a velocidade máxima permitida é de 50 quilómetros por hora, enquanto na Vasco da Gama passa a ser de 80 km/h.

Estrada Nacional 120 (EN120) cortada em Aljezur devido ao mau tempo

A Estrada Nacional 120 (EN120) foi hoje cortada preventivamente, ao quilómetro 128+600, no concelho de Aljezur, distrito de Faro, devido a um risco de deslizamento causado pelo mau tempo, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

A empresa que gere a rede ferroviária portuguesa anunciou, cerca das 12:00, num comunicado, que o corte será "total e imediato" e ainda não há uma data prevista para a reabertura da circulação na EN120, que liga Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, a Lagos, no distrito de Faro.

"A Infraestruturas de Portugal informa que, tendo sido identificado o risco de deslizamento da plataforma rodoviária da EN120 ao Km 128+600 (concelho de Aljezur), provocado pelas condições atmosféricas que se têm vindo a verificar, e considerando a previsão de intensa pluviosidade para as próximas horas, irá ser efetuado o corte total e imediato da circulação nesse local, sem ainda previsão de abertura", informou a IP.

A empresa gestora da rede rodoviária portuguesa frisou que a adoção desta medida vai "garantir a segurança dos utilizadores da via" e esclareceu que na base da decisão esteve uma "avaliação prévia realizada pelos técnicos da área de Geologia e Geotecnia da Infraestruturas de Portugal".

"O corte está devidamente sinalizado para o efeito e tem o apoio das autoridades policiais", assegurou a IP, que está em "articulação com a Câmara Municipal de Aljezur, no âmbito das suas atribuições na Proteção Civil e gestão do território, assim como com a Câmara Municipal de Odemira", concelho vizinho de Aljezur que também é atravessado pela Estrada Nacional 120.

A IP aconselhou aos utentes da via que façam um planeamento das deslocações, "especialmente as de longo curso e pesados", com recurso a "itinerários alternativos".

Proteção Civil com registo de 112 ocorrências até às 12h00 e monumentos de Sintra encerrados

Até ao meio-dia desta quarta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 112 ocorrências provocadas pelo mau tempo.

De acordo com o balanço feito por esta autoridade, ocorreram, desde as 00h00, 52 quedas de estruturas, 42 quedas de árvores e 11 limpezas de via. Apenas três ocorrências se deveram a inundações.

À Lusa, o comandante José Miranda especificou ainda que destas 112 ocorrências, 45 aconteceram na Grande Lisboa e 13 na península de Setúbal, com as restantes a acontecerem um pouco por todo o território nacional.

Desde as 6h00 desta quarta-feira que os distritos de Lisboa, Setúbal, Faro, Beja e Leiria estão sob aviso laranja devido à depressão Martinho.

Maioria dos monumentos de Sintra encerrados ao público

A maioria dos monumentos do concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, vão estar esta quarta-feira encerrados ao público, devido "às condições meteorológicas adversas" e ao "elevado risco de queda de árvores", informou hoje a Câmara Municipal.

Numa nota publicada na sua página da internet, a Câmara Municipal de Sintra refere que, "atendendo às condições meteorológicas adversas e ao elevado risco de queda de árvores, foram ativadas as cancelas existentes no perímetro florestal sul da Serra de Sintra e encerrados monumentos e parques existentes no perímetro florestal".

"As condições atmosféricas que se verificam esta quarta-feira, dia 19 de março, obrigam, por razões de segurança, ao encerramento da Quinta da Regaleira, Parque e Palácio Nacional da Pena, Chalet da Condessa d'Edla, Castelo dos Mouros, Parque e Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos, Parque da Liberdade, Quinta Nova da Assunção", indica a nota.

Fora deste perímetro florestal, permanecem abertos o Palácio Nacional de Queluz e o Palácio Nacional de Sintra.

Estrada Marginal cortada em Oeiras.
Aeroporto de Lisboa com operação afetada
Mau Tempo. Avisos devido à depressão Martinho já começaram e vão intensificar-se à tarde
Estrada Marginal cortada em Oeiras.
Aeroporto de Lisboa com operação afetada
Depressão "Martinho". Proteção Civil alerta para chuva forte e persistente, e rajadas de vento até 120 km/h

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt