Enoteca da Quinta da Avessada.
Enoteca da Quinta da Avessada.DR

Ir à festa das vindimas de comboio

Um comboio restaurado datado dos anos 1940 leva-nos do Porto até Pinhão para uma experiência de vindima em pleno Douro. Só por dois domingos.
Publicado a
Atualizado a

Este domingo a CP realiza a primeira Festa das Vindimas de comboio, iniciativa em que oferece a possibilidade de participar nas vindimas depois de uma viagem entre o Porto e Pinhão num comboio histórico, com almoço tradicional numa quinta incluído.

O percurso inicia-se cedo, às 8h00, com partida da Campanhã em carruagens Schindler, fabricadas na década de 1940 e que estiveram ao serviço até 1977. Cerca de duas horas depois – após paragens pelo percurso para embarque de passageiros -, e sempre a apreciar a beleza natural da região do Alto Douro, o comboio chega ao Pinhão. Após transfer em autocarro até à Quinta da Avessada, os visitantes são recebidos por música popular e poderão degustar algumas iguarias da região. Em seguida tem início a vindima, onde são explicadas as castas, a história da região e algumas tradições relacionadas com a vindima.

Segue-se um almoço regional, que inclui, como entradas, pataniscas de bacalhau, enchidos variados e pão de Favaios, e sopa à lavrador e naco de vitela estufado em vinho tinto como pratos principais, além de sobremesa e bebidas.

À tarde, há visita aos lagares e início da lagarada, seguida de uma prova documentada de vinho Moscatel no espaço da Enoteca. Depois, é tempo de regressar ao Porto, onde se chega pelas 20h30, desta vez a partir da Régua.

Esta experiência está apenas disponível este domingo e no dia 22. Os bilhetes para adultos custam 83,50 euros, estando disponíveis ainda bilhetes para grupos (mais de 10 pessoas) a 80 euros. Já o bilhete para crianças tem o valor de 45 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt