Morreu o piloto do helicóptero que se despenhou em Castro Daire
Um helicóptero que combatia este domingo um incêndio em Castro Daire, Viseu, caiu às 12:25 ete domingo, em Cabril. A empresa do helicóptero ligeiro confirmou entretanto a morte do piloto e anunciou que vai instaurar um inquérito às circunstâncias do acidente.
"O piloto era o único ocupante do aparelho e infelizmente não sobreviveu. Tinha 51 anos, nacionalidade portuguesa e experiência como piloto de combate a incêndios", escreve a Everjets em comunicado.
O conselho de administração da Everjets "já decidiu instaurar um inquérito às circunstâncias do acidente e garante a substituição do aparelho ora acidentado no dispositivo em alerta", lê-se ainda no comunicado enviado às redações.
A empresa aponta que "é crível, pelo que se sabe, que o helicóptero tenha colidido em cabos de alta tensão, despenhando-se e incendiando-se de imediato", mas sublinha que "só após uma investigação será possível determinar com exatidão as causas e circunstâncias do acidente".
Apontando que "o acidente já foi reportado às autoridades competentes", a Everjets adianta que a Autoridade Nacional de Proteção Civil está a "acompanhar os seus pilotos e quadros, tendo já disponibilizado apoio psicológico à família do malogrado piloto".
O helicóptero estava sediado no Centro de Meios Aéreos de Armamar, Viseu. Foi chamado para o dispositivo de combate a incêndios às 11:45, tendo feito duas descargas de água antes do acidente que ocorreu às 12:25, informou a Proteção Civil. O piloto integrava este tipo de missões desde 2013.
O Presidente da República já lamentou, em nota publicada no site da Presidência da República, a morte do piloto.
Segundo a SIC Notícias, o piloto tinha acabado de largar no terreno uma equipa de GIPS da GNR. O local onde a aeronave caiu será uma zona de difícil acesso, o que dificultou as operações das equipas de socorro.
O presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, e o comandante dos bombeiros, Paulo Almeida, confirmaram a queda do helicóptero.
O incêndio que a aeronave combatia foi entretanto dado como dominado, na tarde deste domingo. As chamas lavravam desde quinta-feira.