Dois milhões para soluções de mobilidade para idosos

Comissão Europeia lança concurso financiado pelo Horizonte 2020. Objetivo é responder às exigências de uma Europa cada vez mais idosa

A Comissão Europeia apresentou esta manhã, em Lisboa, o Prémio Horizonte em Inovação Social, no valor de 2 milhões de euros. Iniciativa vai premiar as ideias mais inovadoras na mobilidade para idosos.

O concurso vai decorrer em 2019, podendo ser entregues candidaturas até 28 de fevereiro desse ano. Será entregue um primeiro prémio de um milhão de euros e quatro segundos prémios de 250 mil euros, cada. O financiamento vem do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia.

A apresentação do prémio foi feita pelo comissário europeu Carlos Moedas que sublinhou a cada vez mais crescente população idosa da Europa. "Não temos alternativa senão inovar agora para atender às crescentes necessidades dos cidadãos mais velhos, especialmente à necessidade de melhor mobilidade", defendeu.

As soluções apresentadas têm de poder ser replicadas e adaptadas e devem promover a criatividade da base para o topo juntando inovadores, organizações da sociedade civil e dos setores público e privado, aponta a Comissão Europeia. Os vencedores têm de combinar a componentes tecnológicas, sociais e comportamentais. Têm de estar implementadas por um período de, pelo menos, cinco meses durante o concurso.

Os vencedores vão ser anunciados no segundo trimestre de 2019.

Ler mais

Exclusivos