Há 7,9 enfermeiros para cada mil habitantes em Portugal
Em 2023, Portugal tinha 7,9 enfermeiros por cada mil habitantes, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 12 de maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Recorde-se que esta é a data em que é assinalado o Dia Internacional do Enfermeiro.
Os dados relativos a 2023, os mais recentes de que há registo, mostram também que nessa altura estavam inscritos 83.538 profissionais na Ordem dos Enfermeiros, sendo que desse total, 70,7% eram generalistas e os restantes 29,3% especialistas. Dentro destes, estão repartidos por enfermagem de reabilitação e enfermagem médico-cirúrgica. O INE chama ainda a atenção para o facto de o número de enfermeiros, por habitante, estar a aumentar consistentemente desde o início deste século.
Os mesmos dados do INE mostram que Coimbra e Terras de Trás-os-Montes concentravam, na altura, o número mais elevado de profissionais por número de habitantes, e que 11,7% dos enfermeiros trabaçhavam em hospitais privados. Todos os outros estavam alocados a serviços públicos.
E, sem surpresas, continua a haver mais mulheres do que homens nesta profissão: os homens representam apenas cerca de 20% do total dos profissionais a trabalhar em Portugal, que têm idades entre os 31 e os 60 anos de idade.