Gosta de chocolate? Aqui há degustações e showcookings durante quatro dias

Gosta de chocolate? Aqui há degustações e showcookings durante quatro dias

O Chocolat Portugal vai fazer do quarteirão Cultural de Vila Nova de Gaia a capital do chocolate durante quatro dias. Degustações e showcookings farão as delícias dos fãs desta iguaria, que também poderão abastecer-se com unidades vindas de todo o mundo.
Publicado a
Atualizado a

Tapioca com chocolate e frutos vermelhos é a primeira delícia a aprender no Chocolat Portugal – Festival Internacional do Chocolate e Cacau que arranca esta quinta-feira e se prolonga até domingo no Word of Wine (WOW). Por este quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia, além do vinho – que é o que alimenta o espaço – os sabores e as técnicas de fazer e trabalhar o cacau e o chocolate vão ser os pratos fortes deste evento que ali acontece pelo terceiro ano consecutivo e que deverá chamar pelo menos 50 mil pessoas, como aconteceu no ano passado. Este evento visa destacar vertentes desta indústria e incentivar conteúdos técnicos do setor, mas, com entrada livre, contará com um vasto leque de atividades para quem é apenas fã desta iguaria.

Degustação, que é o que interessa a muitos dos apreciadores, não faltarão, bem como workshops e sessões de showcooking. Para adultos e para crianças. A primeira, esta quinta-feira, às 18h30, é precisamente para aprender a fazer a tal tapioca com chocolate e frutos vermelhos e estará a cargo da chef Cidália França. E logo de seguida pode ficar para um Drink de cachaça com chocolate com a especialista Raquel Lopes.

Mas pelo festival também irão passar ao longo deste quatro dias, a chef Mariana Corbetta, revelação da pastelaria argentina, com os seus alfajores; o português Helder Fernandes, do WOW, que vai ensinar um suspiro chamado Chocolate & Avelã; ou a brasileira Mirna Gomes, chef do Palacete Severo, do Porto, com um molho de cogumelos com chocolate. Da região de Lisboa, mais precisamente do restaurante amazónico Palaphita, em Cascais, irá Natacha Fink e uma receita com chocolate e vinho do Porto; enquanto Carolina Sales, proprietária do café com o seu nome em Oeiras, partilhará alguns segredos dos seus brigadeiros.

Ao longo do evento, o chef Leo Vilella estará a esculpir uma figura com mais de 200kg de puro chocolate e, logo à entrada, um túnel sensorial espera os visitantes para uma viagem a simular uma plantação de cacau. Na feira de chocolate, o mundo estará representado por marcas do Brasil, Portugal, França, Equador, Itália, Espanha, Japão, Madagascar, Bélgica, São Tomé e Príncipe, entre outros.

Segundo a organização, mais de uma dezena de compradores de diversas partes da Europa irão ao evento para fazer negócios com os produtores. Além disso, haverá vários debates sobre o chocolate e o cacau com especialistas nacionais e internacionais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt