O "Kunlong" tem 39,6 metros de comprimento e 38,8 metros de envergadura.
O "Kunlong" tem 39,6 metros de comprimento e 38,8 metros de envergadura.AVIC

Frio extremo, calor intenso e ventos fortes. Peixe-Dragão, o gigante anfíbio chinês, passa em todos os testes

AG600 prestes a receber a certificação de aeronavegabilidade. Com 39,6 metros de comprimento e 38,8 metros de envergadura, é também conhecido como "Kunlong" em homenagem à cultura chinesa.
Publicado a
Atualizado a

A Aviation Industry Corporation of China (AVIC), empresa estatal que está a desenvolver o maior avião anfíbio do mundo, anunciou que o AG600 conseguiu completar todos os testes de voo necessários para obter a certificação de aeronavegabilidade, passo decisivo para que possa iniciar atividade que está, sobretudo, ligada a missões de busca e salvamento marítimo, assim como combate a incêndios e patrulha e vigilância de áreas costeiras.

O AG600, o primeiro grande avião anfíbio construído na China, é também conhecido como “Kunlong”, sendo que o nome resulta de uma junção de dois animais mitológicos da cultura chinesa: Kun, um lendário peixe gigante, e Long, que significa dragão. Peixe-Dragão também se adequa perfeitamente às características específicas do AG600, já que um avião anfíbio é um modelo capaz de descolar e pousar em terra e na água.

Os números do "Kunlong" são impressionantes: 39,6 metros de comprimento e 38,8 metros de envergadura (tamanho semelhante ao de um Boeing 737); tem um peso máximo de 53,5 toneladas na descolagem; pode transportar até 50 resgatados ou 12 toneladas de água; tem uma autonomia de aproximadamente 4500 km e atinge uma velocidade máxima de 560 km/h, sendo equipado com quatro motores a hélice.

Segundo a AVIC, o AG600 completou os últimos testes de voo na província de Shaanxi, no noroeste da China. Em dois anos foram 3560 horas de voo para obter certificação de aeronavegabilidade, sendo que os testes foram realizados em todo o tipo de cenários, incluindo frio extremo, altas temperaturas e humidade e ventos fortes.

O primeiro voo desta aeronave teve lugar em 24 de dezembro de 2017, seguido de outro voo bem-sucedido em 2018. Em junho de 2024, a China iniciou a produção em pequena escala do AG600. O avião foi também pensado para poder operar em todos os tipo de terrenos da China, que sendo o terceiro maior país do mundo tem grandes cordilheiras montanhosas, uma extensa faixa costeira e terrenos florestais de grandes dimensões.

Huang Lingcai, chefe de design do AG600, em declarações feitas em novembro de 2022 ao Global Fire Monitoring Center, um portal que recolhe informação sobre riscos de incêndios florestais e que trabalha conjuntamente com instituições como as Nações Unidas, afirmou que “além das operações de combate a incêndios e resgate marítimo”, a aeronave “também pode realizar fiscalização marítima, patrulha costeira, transporte de mantimentos para ilhas e entrega de materiais em regiões de planalto”. “Acreditamos que o AG600 tem perspectivas de aplicação em larga escala. E esperamos vê-lo se expandir globalmente no futuro”, acrescentou.

com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt