Exames nacionais: três disciplinas com média negativa na 2ª fase

Exames nacionais: três disciplinas com média negativa na 2ª fase

Disciplinas de Filosofia, Matemática A e Literatura Portuguesa registaram médias negativas. Apenas Inglês subiu em relação aos resultados da 1ª fase. Inscreveram-se, na 2.ª fase dos exames nacionais, 82142 alunos e foram realizadas 76885 provas.
Publicado a
Atualizado a

Os resultados da 2ª fase dos exames nacionais foram mais baixos comparativamente com a 1ª fase. Em comunicado, o Ministério da Educação (ME)  esclarece que se verificaram classificações médias superiores a 100 pontos em todos os exames, com exceção dos exames finais nacionais das disciplinas de Filosofia, Matemática A e de Literatura Portuguesa, com classificações médias de 99 pontos, 96 pontos e 83 pontos, respetivamente. “Em regra, os resultados da 2.ª fase são inferiores aos da 1.ª fase. No entanto, o exame da 2.ª fase da disciplina de Inglês apresenta um resultado superior ao observado na 1.ª fase, com mais 10 pontos de média”, refere o documento. .

Comparativamente aos resultados obtidos em 2023, e tendo em consideração os exames finais nacionais que apresentam um número significativo de alunos, neste ano o ME destaca a subida da classificação média, em 9 pontos, nos exames finais nacionais de Português e Inglês e, em 6 pontos, nos exames de História A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Desenho A; a diminuição da classificação média, em 10 pontos, no exame final nacional de Física e Química A, em 9 pontos no exame de Geometria Descritiva A, em 8 pontos no exame de Biologia e Geologia e em 7 pontos no exame de Economia A.

Nesta 2.ª fase dos exames finais nacionais foram registadas 82142 inscrições, tendo sido realizadas 76885 provas. Observa-se, assim, “um aumento de 24,6% do número de provas realizadas na 2.ª fase relativamente ao ano transato”.

As cinco disciplinas que registaram um maior número de provas realizadas na 2.ª fase foram: Biologia e Geologia, com 17 052 provas, Português, com 12 702 provas, logo de seguida pelas disciplinas de Física e Química A, com 12 027 provas, Matemática A, com 11 726 provas e Geografia A, com 3 529 provas.

Em relação ao resultado das provas de 9º ano, também desceram, mas destinam-se apenas aos alunos que se encontravam em situação de não aprovação no ciclo. “Os alunos que tiveram acesso à 2.ª fase das provas finais são, naturalmente, os alunos que demonstraram maiores dificuldades ao longo do ano letivo, sendo as médias das classificações das provas finais de Português (91) e de Matemática (92) mais baixas, relativamente aos resultados da 1.ª fase, com 44 pontos e 25 pontos, respetivamente”, explica o ME. Foram realizadas 6230 provas, sendo 2932 provas de Português e 2891 provas de Matemática, observando-se uma ligeira diminuição do número de provas realizadas face ao ano de 2023.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt