EUA planeiam encerrar consulado em Ponta Delgada, Açores
D.R.

EUA planeiam encerrar consulado em Ponta Delgada, Açores

A administração de Donald Trump pretende fechar 10 embaixadas e 17 consulados dos EUA, reduzindo a presença norte-americana em quase todos os continentes, segundo memorando do Departamento de Estado.
Publicado a
Atualizado a

A administração norte-americana pretende encerrar o consulado dos EUA em Ponta Delgada, nos Açores, segundo avança esta quarta-feira o The New York Times, que teve acesso a um memorando interno do Departamento de Estado.

No total, o governo norte-americano está a considerar fechar 10 embaixadas e 17 consulados dos EUA, reduzindo a presença norte-americana em quase todos os continentes, segundo o jornal. O objetivo é reduzir os custos diplomáticos dos Estados Unidos.

A maioria dos consulados que o memorando recomenda encerrar está localizada na Europa. Já seis das embaixadas que os EUA planeiam fechar estão situadas em África, como é o caso das representações diplomáticas na República Centro-Africana, Eritreia e Sudão do Sul.

É recomendado no memorando o encerramento de duas embaixadas na Europa, a do Luxemburgo e Malta, e dos consulados de Bordéus, Lyon, Marselha, Rennes e Estrasburgo, por exemplo.

Além de Ponta Delgada, o documento sugere também o encerramento de consulados em Salónica, na Grécia, e em Florença, Itália, entre outros.

Já em março, foi noticiada a existência de uma lista de consulados dos EUA a encerrar, entre os quais o de Ponta Delgada. Na altura, o Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, classificou a notícia de "especulação" e o Governo Regional dos Açores disse não ter conhecimento do plano.

EUA planeiam encerrar consulado em Ponta Delgada, Açores
Ponta Delgada na lista de consulados a encerrar pelos EUA, diz NY Times. Governo português fala em especulação

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt