A aplicação das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) - que substituem as provas de aferição - vai ser sujeita a um teste de ensaio a meio do calendário escolar, em fevereiro de 2025. As escolas vão, assim, poder perceber se tudo está funcional para realizar a avaliação externa dos 4.º, 6.º e 9.º anos no final deste ano letivo. .Aos agrupamentos escolares foi solicitado um levantamento das necessidades informáticas (cujo prazo terminou no final de outubro) para ser comunicado ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). Até fevereiro, acredita Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), “haverá tempo para corrigir as falhas de equipamentos” assinaladas, de forma a que esses testes de ensaio sejam feitos com as condições ideais. “Com esse ensaio, penso que não corremos desta vez o risco de não haver computadores para todos os alunos nos dias da realização das provas de Monitorização da Aprendizagem e provas finais”, sublinha. .Segundo o responsável, “há milhares de computadores guardados à espera de serem arranjados”. Contudo, diz, contrariamente ao procedimento do anterior Governo, esses equipamentos “já não têm de ser enviados para Lisboa para corrigir as avarias” e será dado um orçamento às escolas para avançar com os arranjos necessários. “As provas-ensaio, que serão feitas, em princípio em fevereiro, serão importantes para garantir que não haverá um recuo no digital, como aconteceu no ano passado com as provas de 9.º ano. Percebe-se que o MECI está a fazer tudo para que isso não volte a acontecer o mesmo desfecho”, destaca. .Filinto Lima relembra que no ano letivo passado os exames de 9.º ano não foram feitos digitalmente, como era previsto, por falta de condições, numa decisão deste ministro da Educação, então recém-empossado, também defendida pela ANDAEP. “No ano passado o ministro reconheceu que 13 mil alunos do 9.º ano não tinham computadores”, recorda. .O presidente da ANDAEP adianta ainda ao DN que as provas-ensaio “serão feitas em todas as escolas para que os diretores, pais e alunos possam ter consciência se estão ou não preparados”. E haverá tempo para essa preparação, defende, embora alerte que, “se fosse para serem realizadas à data de hoje, não haveria condições”. “Ainda há muito a fazer, mas estamos a trabalhar com antecedência para corrigir as situações que sejam necessárias.”.Recorde-se que as provas de 1.º e 2.º ciclos serão totalmente em formato digital, à semelhança dos anos anteriores com as provas de aferição. Já as de 9.º ano serão feitas em formato híbrido (ver caixa) na disciplina de Matemática e em suporte digital em Português. .As provas-ensaio poderão contar para a classificação interna, dependendo da decisão autónoma de cada escola. Já as escolas devem garantir que os alunos passem um número mínimo de horas, em contexto pedagógico, a realizar tarefas e exercícios na plataforma do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em formato digital ou híbrido, assegurando uma familiarização às mesmas..Os resultados das provas de Monitorização da Aprendizagem, apesar de não terem ponderação na nota final das disciplinas, ficarão registados no boletim do aluno. Outra das mudanças para este ano letivo tem a ver com os enunciados dos exames. Deixarão de ser públicos para permitir a reutilização de algumas questões em anos posteriores. Com itens repetidos, será possível comparar os resultados ao longo dos anos e perceber se os alunos e as escolas estão a melhorar ou a piorar..As provas dos 4.º e 6.º anos não contam para a nota final dos alunos, mas o ministro do MECI já afirmou acreditar que serão levadas com seriedade, uma vez que irá haver escrutínio público com a divulgação de resultados. No que se refere ao 9.º ano, o peso das provas de Matemática e Português para a classificação final manter-se-á em 30%..Provas e datas.4.º ano De 19 a 23 de maio - Português De 26 a 30 de maio - Inglês De 2 a 6 de junho - Matemática e Estudo do Meio 6.º ano De 19 a 23 de maio - Português De 26 a 30 de maio - História e Geografia de Portugal De 2 a 6 de junho - Matemática e Ciências Naturais 9.º ano 20 de junho - Matemática 25 de junho - Português A prova de Português será realizada apenas em formato digital. Já a de Matemática terá um modelo híbrido (digital + papel), para contornar as dificuldades da escrita matemática em computador.