O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário, das provas finais do ensino básico e das provas de equivalência à frequência do ensino básico e do ensino secundário foi publicado esta segunda-feira (9)..No despacho publicado, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, aprova as datas das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário..O calendário completo pode ser consultado aqui.O exame de Português, na terça-feira 17 de junho, abre o calendário dos exames finais nacionais do ensino secundário, estando marcados os de Biologia e Geologia para 20 de junho, de Físico-Quimica para 26 de junho e o exame de Matemática para 30 de junho, último dia da primeira fase de exames, sendo as pautas afixadas em 15 de julho..A segunda fase de exames finais nacionais vai começar em 17 de julho, dia em que está marcada a prova de português, e termina em 24 de julho, com a prova de inglês do 12.º ano, determinado o diploma que as pautas sejam fixadas em 05 de agosto..Para os alunos do 9.º ano, a primeira fase das provas finais do ensino básico decorre nos dias 20 (prova de português) e 25 de junho (matemática) e a segunda fase nos dias 18 e 22 de julho..A partir do ano letivo de 2024-2025, segundo um despacho de julho, as provas de aferição até agora existentes no ensino básico - no 2.º, no 5.º e no 8.º anos - são substituídas pelas provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), no 4.º e no 6.º anos, a Português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos, de aplicação universal e de realização obrigatória. O período destas provas estende-se da semana de 19-23 de maio (Português) até à semana de 2-6 de junho (Matemática)..O calendário publicado, segundo o diploma, foi realizado de modo a assegurar que a concretização do novo modelo de avaliação externa ocorre de forma equilibrada, proporcionando aos alunos as melhores condições para a realização das provas, essenciais para o apoio ao ensino e à aprendizagem.