Dois detidos e apreendida droga destinada ao Boom Festival
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira, 18 de julho, a detenção de duas pessoas e a apreensão de mais de 12 tipos de droga que seria para ser vendida no Boom Festival, em Idanha-a-Nova.
Na operação Magic Farms, a diretoria do Centro da PJ deu cumprimento a quatro mandados de busca domiciliárias e oito não domiciliárias, tendo detido duas pessoas, com 29 e 39 anos, "fortemente indiciados pela prática reiterada do crime de tráfico de estupefacientes", que vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
"No decurso da operação, foram apreendidos mais de 12 tipos diferentes de droga, substâncias origem natural e sintética, entre as quais cocaína, ketamina, MDMA, DMT, 2C-B, 3-MMC, centenas de comprimidos de ecstasy, canábis em resina (pólen), folhas de canábis (liamba), cogumelos alucinogénios e cerca de 600 selos de LSD", diz a PJ em comunicado.
"Resulta da investigação que grande parte destas drogas se destinavam a ser comercializadas por um dos detidos no “Boom Festival 2025”, que começa hoje em Idanha-a-Nova", acrescenta.
Na sua propriedade, localizada num local ermo e de difícil acesso, no concelho de Oliveira do Hospital, os suspeitos tinham, além de uma plantação de canábis, outra de catos dos quais extraíam mescalina de forma artesanal, mas "em quantidades significativas".
"Esta substância tem efeitos semelhantes aos produzidos pelos “psicadélicos clássicos”, como LSD, que, após preparação, era colocada no mercado em forma de folhas secas e pó, ou cozinhada até obter um ponto rebuçado", explica a PJ.
De acordo com esta força de segurança, a investigação permitiu recolher fortes indícios de tratar-se de um grupo organizado, com cariz internacional, já com antecedentes. "Dedicam-se exclusivamente ao cultivo, preparação e venda de uma elevada variedade de produtos estupefacientes a revendedores e consumidores", diz a PJ.