Hospital de Santa Maria
Hospital de Santa MariaGlobal Imagens

Diretor de ortopedia do hospital de Santa Maria pediu a demissão. Fnam fala em “mais um grito de alerta”

Informação é avançada pela SIC Notícias.
Publicado a
Atualizado a

Diretor de ortopedia do hospital de Santa Maria, em Lisboa, apresentou a demissão esta terça-feira, 15 de julho, segundo avança a SIC Notícias.

O pedido de demissão de Paulo de Almeida surge na sequência do pedido de escusa de horas extraordinárias por parte de 12 ortopedistas daquele serviço, avança a mesma fonte.

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) classificou esta demissão como “mais um grito de alerta” para o esgotamento dos profissionais do SNS.

Em declarações à Lusa, a presidente da Fnam, Joana Bordalo e Sá, lembrou que esta decisão se seguiu à apresentação de escusas de horas extraordinárias por parte de 12 ortopedistas do mesmo hospital.

“Esta demissão do doutor Paulo de Almeida, o que entendemos e que é mais do que um ato individual. É um grito de alerta sobre esta crise iminente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é diária”, afirmou a responsável.

Segundo a dirigente, quando 12 especialistas recusam “continuar a suportar o peso das urgências, horas extra atrás de horas extra, um diretor sente que não pode continuar a liderar nestas condições”.

Joana Bordalo e Sá considerou ainda que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, “não se pode orgulhar destes números”.

“Isto é uma fuga, um abandono, e o primeiro-ministro escolheu manter o mesmo rumo na saúde, o mesmo executivo, com [a mesma ministra] Ana Paula Martins, ignorando os avisos sucessivos”.

Hospital de Santa Maria
Cirurgias adicionais. Rui Tato Marinho demitido do cargo de diretor clínico do Hospital de Santa Maria

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt