Depressão Nuria traz chuva e ventos fortes a partir desta quinta-feira. Continente sob aviso amarelo na sexta
Paulo Spranger/Global Imagens

Depressão Nuria traz chuva e ventos fortes a partir desta quinta-feira. Continente sob aviso amarelo na sexta

Até sábado, prevê-se a ocorrência de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada" no continente, diz IPMA. Rajadas de vento podem chegar aos 100 km/h na Madeira.
Publicado a
Atualizado a

A chuva e o vento fortes vieram para ficar nos próximos dias, devido à depressão Nuria que se vai fazer sentir a partir desta quinta-feira em Portugal continental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, até sábado (5 de abril), a ocorrência de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada" em Portugal continental, com rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h. Na sexta-feira, todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo.

A depressão Nuria, nome atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET) "irá posicionar-se a oeste da Península Ibérica no final do dia 3, deslocando-se lentamente para norte e enchendo gradualmente até dia 5", indica o comunicado do IPMA.

A esta depressão "está associada uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade" que "condicionarão o estado do tempo em Portugal continental", diz a nota.

O IPMA prevê, até sábado, "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial" na sexta-feira (dia 4)". "Neste período, o vento será do quadrante sul fraco a moderado, intensificando para moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h", a partir da noite de quinta-feira. É também esperada descida de temperatura.

Prevê-se ainda que "a precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela", mas não se espera uma "acumulação significativa".

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo na sexta-feira

Todos os distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada devido aos efeitos da passagem da depressão Nuria, segundo IPMA.

Na sequência da previsão do agravamento do estado do tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para os 18 distritos entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira por causa da chuva por vezes forte e acompanhada de trovada.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja entre as 09:00 e as 21:00 de quinta-feira e Faro entre as 03:00 e as 21:00 devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Madeira com rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h

Devido ao agravamento do estado do tempo, foram emitidos para o arquipélago da Madeira avisos amarelos, devido à possibilidade de rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h na quinta-feira. Para o mesmo dia também está emitido um aviso amarelo devido à precipitação forte.

É ainda esperada agitação marítima para a Madeira, com previsão de ondas que podem chegar aos 4,5 metros de altura, pelo que foi emitido um aviso amarelo para esta quarta-feira e que se estende até às 15h00 do dia seguinte.

Para o grupo central e oriental dos Açores, a agitação marítima e o vento forte levaram o IPMA a emitir aviso amarelo a partir da tarde desta quarta-feira.

Depressão Nuria traz chuva e ventos fortes a partir desta quinta-feira. Continente sob aviso amarelo na sexta
Chuva regressa esta terça-feira e vai durar até ao final da semana

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt