Depressão Bert traz chuva e vento a Portugal durante o fim de semana
O estado do tempo em Portugal continental vai agravar-se a partir do fim de semana, estando prevista a ocorrência de chuva, vento intenso e agitação marítima.
Segundo o IPMA, a depressão Bert – assim batizada pelo Serviço Meteorológico da Irlanda – não vai atingir diretamente o território nacional, mas uma superfície frontal fria associada à mesma irá atravessar Portugal entre o final de domingo e a manhã de segunda-feira.
Prevê-se assim um aumento da intensidade do vento, do quadrante de sul, já a partir de sábado, com rajadas que no domingo e até ao início da manhã de segunda-feira poderão atingir valores da ordem dos 70 a 80 km/h no litoral Norte e Centro e dos 90 a 100 km/h nas terras altas.
A chuva será temporariamente forte nas regiões Norte e Centro entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira, com valores que poderão ser mais elevados no Minho e nas regiões montanhosas.
Por sua vez, a agitação marítima irá aumentar no domingo, com ondas do quadrante sul entre 2 a 3,5 metros, passando para noroeste e aumentando para 3 a 4,5 metros na segunda-feira.