Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil
Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção CivilFOTO: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Comandante Nacional da Proteção Civil ausentou-se do país para formação durante sequência de tempestades

Mário Silvestre saiu do país às 7h00 de dia 26 de janeiro, para uma formação em Bruxelas, e regressou às 20h00 de dia 28, “tendo retomado as suas funções a essa hora”.
Publicado a
Atualizado a

O comandante nacional da Proteção Civil ausentou-se do país a meio da recente sequência de tempestades para uma formação em Bruxelas autorizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), avança a Sábado.

Mário Silvestre viajou para a capital da Bélgica no dia 26 de janeiro, depois da tempestade Ingrid, a meio da Joseph e antes da Kristin no âmbito do curso de auditor de Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional.

O presidente da ANEPC, José Manuel Moura, deu aval ao comandante nacional para se ausentar. “A deslocação foi autorizada pelo presidente da ANEPC, uma vez que, à data da partida, não existia qualquer informação relativa à depressão Kristin, da qual apenas fomos formalmente informados no dia 26 de janeiro, às 21h30, com confirmação no dia 27 de janeiro”, explicou fonte oficial à revista.

Mário Silvestre saiu do país às 7h00 de dia 26 e regressou às 20h00 de dia 28, “tendo retomado as suas funções a essa hora”. Durante a sua ausência, foi o 2.º Comandante Nacional a assumir as funções em regime de substituição.

Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil
Ribeira da Laje transborda em Santo Amaro de Oeiras. Linhas do Douro e Oeste suspensas

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt