Carcavelos recebe Mundialito do Futebol de Praia

Prova, que se disputa em Portugal desde 1997, vai realizar-se pela primeira vez no concelho de Cascais. É uma das novidades da programação cultural e desportiva para este ano.

A data já está marcada: entre 29 e 31 de julho, Carcavelos vai receber pela primeira vez o torneio anual que junta as quatro melhores equipas nacionais de futebol de praia. "É ali que a seleção portuguesa treina", lembrou, nesta sexta-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Numa sessão de apresentação à comunicação social do programa de eventos para 2016, Miguel Pinto Luz destacou ainda a realização no Clube de Ténis do Estoril, entre 23 de abril e 1 de maio, da segunda edição do torneio de ténis Millenium Estoril Open, que no ano passado se mudou do Jamor (Oeiras) para o concelho de Cascais.

Poucos dias depois, a 14 de maio, tem lugar na Estrada Marginal a The Color Run, a corrida em que o principal é chegar ao fim de cinco quilómetros o mais colorido possível. O World Corporate Golf Challenge, entre 21 e 26 de junho; a Ibercup, um dos torneios de futebol juvenil mais importante do mundo, entre 27 de junho e 3 de julho; e o CSI - Longines Global Champions Cascais, a 8 e 9 de julho no Hipódromo Municipal Manuel Possolo são outros dos eventos desportivos previstos. A vela, o surf e o triatlo são as restantes modalidades com provas agendadas.

Já na área da cultura, os destaques são sobretudo regressos: os concertos de Verão no Casino Estoril, de julho a setembro; o World Press Cartoon, entre 28 de julho e 3 de agosto; o Festival Internacional de Cultura, entre 9 e 18 de setembro; e o Lisbob & Estoril Film Festival, em novembro.

A programação inclui ainda exposições de 50 obras de escultura e pintura da época de Vasco Fernandes (século XVI), no Centro Cultural de Cascais; de desenhos e figurinos da autoria de Paula Rego para um bailado apresentado em 1998 na Fundação Calouste Gulbenkian, a decorrer até 23 de abril na Casa das Histórias Paula Rego; e de diversas peças de Agatha Ruiz de la Prada, que mostram o processo evolutivo, na Casa Santa Maria.

É, ainda assim, ao ar livre que vai decorrer o evento que mais pessoas atrai anualmente. No início de setembro, a Baía de Cascais recebe o Lumina, que, ao longo de três dias, mostra um jogo único de efeitos 3D, graffti de luz, projeções multimédia e instalações artísticas. Antes, entre 19 e 28 agosto, o mesmo local é palco das tradicionais Festas do Mar.

A Semana do Município, de 7 a 13 de junho; o XXVIII Festival Internacional do Cavalo Lusitano, de 16 a 18 de junho; o Music Festival Groove Cascais; a 25 e 26 de junho; e as Festas do Mar, de 19 a 28 de agosto; e o Cascais Classic Motorshow, de 16 a 18 de setembro completam um verão recheado de eventos em Cascais.

Já no inverno, o Parque Marechal Carmona e o Hipódromo Municipal Manuel Possolo transformam-se na Vila Natal - um evento que, além de encantar os mais pequenos, visa mitigar o efeito da época baixa nos hoteleiros. "É importante para a hotelaria", sublinhou, nesta sexta-feira, o presidente do município, Carlos Carreiras.

Ao todo, a autarquia vai investir 8,6 milhões de euros nesta programação. A maioria da verba provém das receitas do jogo.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG