Calor não abranda. Aviso laranja estendido até domingo em sete distritos
Os últimos dias (e noites) foram de calor intenso em Portugal, situação que vai continuar. Esta manhã, 15 de agosto, a temperatura já passava dos 30 graus em Bragança e em localidades do Alentejo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até às 18:00 de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave, em sete distritos por causa do calor. De acordo com um comunicado do IPMA, o aviso laranja vai estar ativo em Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de domingo, devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”.
Em Vila Real e Viseu, o aviso laranja vigora até às 00:00 de sábado, baixando depois para amarelo, o menos grave de uma escala de três.Também sob aviso amarelo devido ao calor estão até às 18:00 de hoje os distritos de Leiria e Coimbra, enquanto Santarém se prolonga até às J18:00 de sábado e em Setúbal até às 18:00 de domingo.
Julho foi o terceiro mês mais quente desde que há registo, quebrando a sequência de recordes do mesmo mês, segundo o serviço Copernicus, que avisa que tal não significa que as alterações climáticas tenham abrandado.
De acordo com o último boletim mensal do Copernicus, a temperatura média do ar à superfície registada globalmente em julho foi de 16,68° C (graus Celsius), 0,45° C acima da média do período 1991-2020 e 1,25° C acima das estimativas para o período pré-industrial de 1850-1900.
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio desde 02 de agosto e, nas últimas semanas, têm deflagrado vários incêndios no norte e centro do país que já consumiram mais de metade dos cerca de 75 mil hectares de área ardida este ano.
A situação de alerta foi prolongada até domingo, anunciou, na quinta-feira, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, no final de uma visita à ANEPC. "Perante a adversidade de 22 dias consecutivos de calor intenso não dar sinais de abrandar, o Governo vai prolongar uma vez mais a situação de alerta, até domingo”, anunciou a ministra em declarações aos jornalistas.
Recorde aqui as orientações de saúde nestes dias de calor intenso.
*Com Lusa
