Ansiedade e stress: culpados por acne? Veredito não é simples, mas a genética será sempre cúmplice
O problema que é "provavelmente, a doença de pele mais comum, pode afetar qualquer pessoa", conforme a definição que pode ser lida no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a acne é uma inflamação das glândulas sebáceas, que têm a função de libertar óleo para lubrificar a nossa pele.
"Este óleo pode, ao mesmo tempo, ser alimento por bactérias. Quando há o bloqueio dos poros, surgem as borbulhas ou os comedões, fechados ou abertos", explica ao DN a médica Joana Morimitsu. Com competência em Medicina Estética, área habilitada para o tratamento da acne, a profissional diz que as causas para o surgimento da doença podem ser diversas, mas "a pessoa já tem que ter a pré-disposição para a acne, há um fator genético", afirma.
Vítima da doença, Sérgio Rosado, dos Anjos, partilhou a situação durante o primeiro dia de depoimentos no julgamento do processo que a dupla move contra Joana Marques, nesta terça-feira, 17 de junho. O cantor disse que uma das consequências da ansiedade gerada pelo vídeo satírico partilhado pela humorista foi "uma crise de acne".
Mas apenas ansiedade e stress podem espoletar uma crise ou potenciá-la? "Tem de ser um stress mais crónico, mais prolongado, que liberta a hormona conhecida como cortisol. E o cortisol estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, mais óleo, agravando a acne para quem já tem a pré-disposição", explica Joana Morimitsu.
Para quem se vê diante de uma crise de acne, a médica orienta que, "em primeiro lugar, tem de se procurar um profissional para diagnosticar se é do stress mesmo. É muito raro ter uma acne por stress. É muito mais fácil ter por desequilíbrio hormonal ou falta de cuidados com a pele".
Sendo detetada a relação com o stress, poderá ser importante "procurar a causa, com ajuda da psicoterapia, para a gestão do stress. Toda a gente tem stress, mas nem toda a gente tem acne", ressalta a especialista.
Desporto para combater o stress
Aliada do bem-estar físico e mental, a prática desportiva pode ser uma ajuda. Sérgio Rosado, inclusive, declarou também, no seu depoimento, ter recorrido ao triatlo para não entrar "em depressão". Mas como fatores ambientais também podem espoletar crises, a escolha do protetor solar importa. "Já vi um homem que desenvolveu acne depois de começar a usar um filtro solar muito gorduroso, porque começou a praticar desporto. Mulheres que subitamente param de tomar contracetivos podem ter acne por essa paragem brusca. Maquilhagem também pode agravar", destaca Joana Morimitsu.
E se a barba, no caso dos homens, acaba por ser uma aliada na estética, para esconder as marcas depois do fim da inflamação, durante a crise pode não ser a ideal. "As mulheres que têm acne, têm mais na região da franja. O óleo nessa área e na da barba prende-se mais, é uma área mais difícil de secar, de limpar, passar os produtos. Deixar a barba crescer para esconder um pouco, por estética, pode inclusivamente piorar", salienta a profissional.
No fundo, o veredito poderá não ser unânime, mas a genética será sempre uma cúmplice da doença. "Independentemente disso, há tratamentos tópicos, que não são caros, que ajudam a responder. Há medicamentos orais, comparticipados, desde antibióticos até retinóides orais. Tudo isso pode ser utilizado após avaliação por um profissional que tenha experiência nesta área", conclui a médica.