150 vítimas e 150 mil euros de prejuízo. PJ desmonta burla com moradias falsas para férias
Criavam perfis falsos nas redes sociais, promoviam o aluguer de moradias para férias em várias zonas do país para, depois, receberem o pagamento dos interessados - a título de reserva - em contas criadas para esse efeito, cujos titulares eram diferentes dos autores da burla.
Com este esquema angariaram cerca de 150 mil euros. Faziam disto "modo de vida", como descreveu a Polícia Judiciária esta sexta-feira, em comunicado, no qual anunciou ter terminado "uma investigação de burla por meio informático associada ao arrendamento de casas para férias, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP Regional do Porto, e onde foram identificadas e ouvidas 143 vítimas, constituídos 20 arguidos, três dos quais em prisão preventiva, e identificadas 18 contas bancárias usadas pelos autores para receber os pagamentos".
A rede criminosa angariava outras pessoas para serem os titulares das contas bancárias, num esquema de “Money Mules”, "que eram posteriormente usadas pelos autores das burlas para recebimento do dinheiro". Os suspeitos "obtiveram um enriquecimento ilegítimo, fazendo disso modo de vida, causando um prejuízo patrimonial às vítimas quantificado em 150 mil euros".
A PJ adiantou que este "fenómeno criminal foi detetado durante o ano de 2023" e que "foi realizada uma operação policial, em julho de 2024, tendo sido efetuadas 23 buscas domiciliárias e detidas seis pessoas pela prática dos crimes de burla qualificada, falsidade informática, branqueamento e uso de documento de identificação ou de viagem alheio. Foram, ainda, detidas outras duas pessoas por posse de arma e munições proibidas".
No mesmo comunicado, a PJ lembra que tem vindo a alertar nas suas redes sociais para este tipo de prática criminosa, deixando uma série de recomendações para evitar ser burlado e que o DN transcreve abaixo:
- Realizar uma pesquisa e procurar fontes credíveis de apresentação de anúncios, sejam jornais, revistas ou sites;
- Verificar, através de pesquisa, se há alguma referência positiva ou negativa na internet;
- Confirmar opiniões de pessoas de confiança, rede familiar ou amigos;
- Verificar o nome correto no domínio do site antes de efetuar qualquer ação;
- Não facultar os seus dados pessoais sem um contacto prévio e uma formalização credível da oferta da empresa;
- Não efetuar transferências de dinheiro apenas para garantir a reserva, sem antes verificar o alojamento.