Magalhães e Silva na calha para Conselho Superior do Ministério Público
O ex-assessor jurídico da Casa Civil de Jorge Sampaio em Belém está apontado como número um da lista dos partidos de esquerda para o Conselho Superior do Ministério Público
O advogado Manuel Magalhães e Silva vai liderar a lista conjunta do PS, Bloco de Esquerda e PCP para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMMP), cuja eleição será feita na sexta-feira pelos deputados. O CSMMP é órgão de disciplina dos magistrados do Ministério Público presidido pela Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.
A esquerda parlamentar colocou os nomes do ex-ministro socialista José António Pinto Ribeiro e de João Madeira Lopes (nome indicado pelo PCP).
A eleição dos cinco nomes para o CSMP é feita com base na aplicação do método de Hondt, razão pela qual se espera que a esquerda parlamentar eleja três dos cinco elementos a indicar pelo parlamento para o Conselho.
Como quarto efetivo, a lista da esquerda parlamentar apresenta os nomes de Maria Helena Governo de Figueiredo (nome proposto pelo Bloco de Esquerda) e de Andreia Sofia Pinto de Oliveira.
Na parte dos suplentes, PS, PCP e Bloco de Esquerda colocaram os nomes de José Manuel Mesquita, Luís Corceiro Mendes e de José Manuel Machado de Castro.
com Lusa