Tornado em Esposende provoca dois feridos ligeiros
Um tornado atingiu esta quarta-feira de manhã a freguesia de Belinho, em Esposende. A passagem do fenómeno provocou dois feridos ligeiros, de acordo com um balanço atualizado dos bombeiros. "É um homem de 49 anos que ficou debaixo da estrutura [uma estufa] quando ela caiu", explicou ao DN fonte dos bombeiros voluntários de Esposende. O anterior balanço dava conta de um ferido.
O homem foi encaminhado para o Hospital de Barcelos. Além desta estufa que ficou destruída, outras estruturas ficaram sem telhado e danificadas à passagem do tornado. "Cinco a seis" casa ficaram sem telhado, referiu à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga. Existem também vários postes de eletricidade derrubados, viaturas danificadas e muros caídos.
O outro ferido ligeiro, um octogenário, foi atingido na cabeça por uma estrutura metálica que cobria uma garagem. Foi levado ao Hospital de Braga.
Os bombeiros receberam o alerta para a situação às 11.00. Não existe qualquer desalojado.
O Diário do Minho publicou um vídeo sobre o que aconteceu esta manhã.
Além dos bombeiros, no local estiveram elementos da Proteção Civil municipal e da EDP.
Segundo explicou ao DN a meteorologista Paula Leitão, o fenómeno registado é mesmo um tornado. "Segundo as imagens parece um tornado e é consistente com a situação meteorológica registada no radar", apontou. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ainda não conseguiu determinar a intensidade e trajeto do tornado.
Notícia atualizada às 19:15. Foi atualizado o número de feridos.
Com Lusa