Magalhães e Silva na calha para Conselho Superior do Ministério Público

O ex-assessor jurídico da Casa Civil de Jorge Sampaio em Belém está apontado como número um da lista dos partidos de esquerda para o Conselho Superior do Ministério Público

O advogado Manuel Magalhães e Silva vai liderar a lista conjunta do PS, Bloco de Esquerda e PCP para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMMP), cuja eleição será feita na sexta-feira pelos deputados. O CSMMP é órgão de disciplina dos magistrados do Ministério Público presidido pela Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

A esquerda parlamentar colocou os nomes do ex-ministro socialista José António Pinto Ribeiro e de João Madeira Lopes (nome indicado pelo PCP).

A eleição dos cinco nomes para o CSMP é feita com base na aplicação do método de Hondt, razão pela qual se espera que a esquerda parlamentar eleja três dos cinco elementos a indicar pelo parlamento para o Conselho.

Como quarto efetivo, a lista da esquerda parlamentar apresenta os nomes de Maria Helena Governo de Figueiredo (nome proposto pelo Bloco de Esquerda) e de Andreia Sofia Pinto de Oliveira.

Na parte dos suplentes, PS, PCP e Bloco de Esquerda colocaram os nomes de José Manuel Mesquita, Luís Corceiro Mendes e de José Manuel Machado de Castro.

com Lusa

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.