André Ventura, líder do Chega, passou a noite no Hospital de Faro, depois de se sentir mal num comício em Tavira
André Ventura, líder do Chega, passou a noite no Hospital de Faro, depois de se sentir mal num comício em TaviraFoto: Reinaldo Rodrigues

Ventura teve alta hospitalar mas falha arruada de Milfontes. "Em breve estarei de volta"

Num vídeo partilhado nas redes sociais, Ventura disse que não vai estar na arruada de Milfontes "por indicação médica". "Não me sinto ainda capaz", afirmou após "episódio muito, muito assustador".
Publicado a
Atualizado a

O presidente do Chega teve esta quarta-feira alta hospitalar, pelas 09:44, depois de se sentir mal ontem à noite quando discursava num jantar-comício em Tavira. André Ventura foi assistido no local e depois transferido para o Hospital de Faro, onde passou a noite, tendo realizado exames e análises.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, André Ventura informou que, "por indicação médica", não vai estar na arruada de Vila Nova de Milfontes, agendada para as 17:00 desta quarta-feira, mas prometeu: "em breve estarei de volta! Seguimos juntos até à vitória no dia 18 de maio".

"Não me sinto ainda capaz", disse o presidente do Chega que regressou ao hotel de campanha. Agradeceu o apoio que tem recebido e a dedicação da equipa médica, depois do "episódio muito, muito assustador" de ontem à noite, durante o comício em Tavira.

Apesar de falhar a arruada em Vila Nova de Milfontes, Ventura afirmou que "a campanha tem de continuar". "Temos de continuar a chegar às pessoas em todo o país", afirmou. "Não estarei ainda de regresso, mas é como se estivesse e temos de continuar a luta", acrescentou.

Anteriormente, o partido tinha anunciado que Ventura não se encontrava ainda "em condições de voltar a uma atividade física imediata, estando ainda em processo de recuperação e repouso por indicação médica".

O Chega fez ainda saber que a "liderança parlamentar e os vários candidatos" vão prosseguir com "a campanha pelo país inteiro".

Antes de ter alta, André Ventura agradeceu, a partir da unidade hospitalar, o apoio que tem recebido. "Bom dia pessoal. Estou a ser muito bem tratado no Hospital de Faro e espero ter alta nas próximas horas. Quero agradecer-vos a todos o apoio, a amizade e as orações. Obrigado", lê-se na mensagem que partilhou na rede social X, acompanhada de uma imagem em que é possível ver o líder do Chega na cama do hospital.

Tiago Botelho, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, disse que André Ventura apresentou um “sintoma de alteração da tensão arterial”. “Não há patologia de base e não se detetou nenhuma situação que motive preocupação”, assegurou, segundo o Observador.

Fonte do Hospital de Faro adiantou à SIC que o líder do Chega terá sofrido "refluxo gastro esofágico com pico hipertensivo associado". Uma informação confirmada, mais tarde, pelo líder parlamentar do partido, Pedro Pinto, que disse que Ventura "passou bem a noite".

Pedro Pinto garantiu que "o partido não vai parar, a campanha não vai parar". "Estamos em momentos decisivos desta campanha eleitoral e os portugueses ainda precisam de ser esclarecidos", afirmou o líder parlamentar do Chega.

André Ventura, líder do Chega, passou a noite no Hospital de Faro, depois de se sentir mal num comício em Tavira
Ventura passa noite no hospital de Faro após sentir-se mal num comício. Esta 4.ª feira deve voltar à campanha

Na terça-feira à noite, André Ventura estava a discursar num jantar-comício quando, cerca das 21h10, se sentiu mal, parou de falar e agarrou-se à zona do peito, sendo logo amparado por elementos da comitiva e retirado do local, para o exterior do Parque de Feiras e Exposições de Tavira.

Foram "momentos de muita tensão, de preocupação", recordou Pedro Pinto. Pensou que se podia estar perante algo mais grave pelo gesto que André Ventura fez, ao levar a mão ao peito.

"Quando saímos para fora da sala percebeu-se que talvez não fosse tão grave, esteve sempre consciente, a falar connosco, mas sentiu um aperto, não sabia o que era, mas os médicos prestaram os primeiros cuidados", lembrou. Pedro Pinto referiu que, "felizmente", estavam no comício médicos e enfermeiros "que também ajudaram a prestar os primeiros cuidados na sala".

"A grande preocupação de André Ventura foi para continuarmos com o comício, para fazermos tudo igual, para continuarmos a lutar junto dos nossos militantes e simpatizantes que estavam ali presentes, e que quer ganhar as eleições", recordou Pedro Pinto.

No local estiveram elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira que fizeram a primeira assistência ao presidente do Chega, assim como uma ambulância do INEM de suporte de imediato de vida e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Na noite de terça-feira, o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, fez um ponto da situação por volta das 22h10: "O nosso líder teve um problema e está a ser avaliado. Está consciente, está bem e disse-me uma coisa que me parece ser muito importante: vamos ganhar as eleições de domingo. A conselho dos médicos, foi fazer umas avaliações ao hospital".

Cerca de uma hora depois, Pedro Pinto garantiu que esta quarta-feira Ventura iria "voltar à rua com aquela energia com que esteve no Algarve no dia de ontem e no de hoje".

Durante a noite, líderes políticos desejaram as melhoras a André Ventura. Foi o caso do primeiro-ministro e líder da AD, Luís Montenegro. "Do jantar comício em que participo nas Caldas da Rainha, envio o desejo de rápido restabelecimento, esperando que não seja nada de grave", escreveu na mensagem que publicou no X.

Também Nuno Melo, presidente do CDS, desejou "rápida recuperação" ao líder do Chega.

Também o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, desejou que André Ventura tenha uma rápida recuperação, quando questionado pelos jornalistas.

Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, recorreu às redes sociais para desejar rápidas melhoras a André Ventura.

"Na politica não temos de ser inimigos. Temos de respeitar que cada uma tem a sua ideia e do seu ideal. Houve um respeito muito grande por parte de todos os partidos pelo nosso líder, André Ventura", sublinhou o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, que acrescentou que o presidente do partido estava "a fazer exames com este slogan na cabeça: 'Salvar Portugal'".

O médico da VMER que assistiu Ventura disse que o líder do Chega estava "bem". "Está tudo otimamente bem", acrescentou Christian Chauvin.

André Ventura, líder do Chega, passou a noite no Hospital de Faro, depois de se sentir mal num comício em Tavira
Montenegro diz que só governa se for legitimado pelo povo. Pedro Nuno garante PS como "fonte de estabilidade"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt