Ventura passa noite no hospital de Faro após sentir-se mal num comício. Esta 4.ª feira deve voltar à campanha
O presidente do Chega, André Ventura, sentiu-se mal esta terça-feira à noite durante o discurso num jantar-comício em Tavira, foi retirado do palco, e foi depois assistido e transportado para o Hospital de Faro, onde passa a noite por precaução.
Contudo, de acordo com o líder parlamentar do partido, Pedro Pinto, vai regressar à campanha já esta quarta-feira.
Ao que o DN apurou, o líder do Chega encontra-se bem e deslocou-se ao hospital apenas por precaução, onde realizou um novo eletrocardiograma, depois de ter realizado um numa ambulância. Segundo a SIC Notícias, Ventura deverá ter tido um episódio de hipertensão.
André Ventura estava a discursar quando, cerca das 21h10 parou de falar e agarrou-se à zona do peito, sendo logo amparado por elementos da comitiva e retirado do local, para o exterior do Parque de Feiras e Exposições de Tavira.
Entretanto, chegaram ao local elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira que fizeram a primeira assistência ao presidente do Chega no local, assim como uma ambulância do INEM de suporte de imediato de vida e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, fez um ponto da situação por volta das 22h10: "O nosso líder teve um problema e está a ser avaliado. Está consciente, está bem e disse-me uma coisa que me parece ser muito importante: vamos ganhar as eleições de domingo. A conselho dos médicos, foi fazer umas avaliações ao hospital. Vamos continuar com este jantar."
Cerca de uma hora depois, Pedro Pinto garantiu que esta quarta-feira Ventura "vai voltar à rua com aquela energia com que esteve no Algarve no dia de ontem e no de hoje".
"Na politica não temos de ser inimigos. Temos de respeitar que cada uma tem a sua ideia e do seu ideal. Houve um respeito muito grande por parte de todos os partidos pelo nosso líder, André Ventura", prosseguiu o líder parlamentar, que acrescentou que "André está a fazer exames com este slogan na cabeça: 'Salvar Portugal'".
Também o médico da VMER que assistiu Ventura disse que o líder do Chega "está bem". "Foi rápido e está tudo otimamente bem", acrescentou.
Ventura havia começado esta terça-feira precisamente em Tavira, com uma arruada da parte da manhã. À tarde percorreu também as ruas de Vila Real de Santo António, numa outra arruada que terminou pouco depois das 18h00.
Para esta quarta-feira o Chega tem previstas várias ações de campanha em Milfontes, Odemira, Pegões, Setúbal e Lisboa.
O primeiro-ministro e líder da AD, Luís Montenegro, desejou "rápido restabelecimento" a Ventura, "esperando que não seja nada de grave".