PSD propõe Aguiar-Branco como presidente da AR e Hugo Soares recandidata-se à liderança da bancada
O PSD vai propor a recondução no cargo do atual presidente do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou esta segunda-feira o líder do partido, Luís Montenegro, na reunião do grupo parlamentar social-democrata.
Segundo fontes da direção do PSD, o partido proporá para vice-presidente da mesa a deputada Teresa Morais, que também já ocupava esta função na passada legislatura.
José Pedro Aguiar-Branco, que foi reeleito deputado por Viana do Castelo, participou hoje na reunião da bancada do PSD, tendo chegado ao lado do presidente do PSD e primeiro-ministro indigitado e do líder parlamentar, Hugo Soares, numa entrada recebida com uma grande ovação pelos novos deputados.
A eleição da mesa do parlamento vai realizar-se na terça-feira, na primeira sessão plenária da XVII legislatura.
Na última legislatura, o deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República a 27 de março de 2024 com 160 votos a favor, mas apenas à quarta tentativa.
No novo parlamento, PSD e CDS-PP têm 91 deputados (tinham 80). Quer o PS, com 58 deputados, quer o Chega, com 60, já disseram publicamente que não irão obstaculizar esta eleição.
O regimento da Assembleia da República determina que o presidente do parlamento é eleito na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.
Hugo Soares volta a apontar para a liderança da bancada social-democrata
O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, também anunciou esta segunda-feira que se vai recandidatar ao cargo, um anúncio recebido com muitos aplausos na reunião da bancada.
“É onde me eu me sinto bem e onde acho que posso continuar a ajudar o país, em primeiro lugar, e o Governo em segundo lugar”, justificou o também secretário-geral do PSD, no final da reunião, em declarações aos jornalistas.
Esta foi a primeira reunião do grupo parlamentar do PSD depois das legislativas de 18 de maio que a AD (coligação PSD/CDS-PP) venceu, elegendo 91 deputados em 230, dos quais 89 são do PSD e dois do CDS-PP, e contou com a presença do presidente do PSD e primeiro-ministro indigitado.
Hugo Soares disse esperar por parte da oposição "responsabilidade" para garantir "estabilidade", para que a legislatura dure quatro anos, ao contrário das duas anteriores.