PS vai votar a favor da CPI ao caso dos exames nacionais
O PS vai votar a favor da constituição da comissão parlamentar de inquérito aos exames nacionais proposta pelo Bloco de Esquerda. A decisão foi tomada esta quarta-feira, por unanimidade, pelo Secretariado Nacional socialista, soube o DN junto de fonte da direção socialista.
“O PS vai votar favoravelmente a constituição da CPI”, afirmou a fonte, justificando a decisão com o “desmantelamento do Ministério da Educação, com impacto na resposta do ministério [às exigências da Educação]”, a “ausência de respostas claras e suficientes ao pedido feito pelo PS”, que enviou uma série de perguntas ao ministro Fernando Alexandre na sequência do caso dos exames nacionais, e um “processo de colocação de alunos sem paralelo”, que os socialistas consideram traduzir “uma autêntica fragilização do Ministério da Educação”.
Recorde-se que o PS chegou a ponderar avançar com uma comissão parlamentar de inquérito própria aos problemas na Educação, mas concluiu, afirma a mesma fonte, que a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda "responde às principais preocupações dos socialistas", pelo que o PS vai votar a favor da CPI em plenário na sexta-feira.
O Secretariado Nacional considerou, por unanimidade, que “perante a situação de degradação do Ministério da Educação não há outra votação possível que não a favorável”.
O Chega, por André Ventura, também já manifestou a intenção de votar favoravelmente a CPI proposta pelo BE, pelo que o Governo deverá ver a atuação do ministro Fernando Alexandre sob escrutínio parlamentar nos próximos meses, a que se poderá juntar ainda a CPI ao ministro da Administração Interna, Luís Neves.
