Governante escreveu uma carta a pedir desculpas.
Governante escreveu uma carta a pedir desculpas.

Madeira. Petição que pede demissão de Secretário Regional por declarações contra deputadas reúne 1.300 apoios

Petição online foi criada após Eduardo Jesus ofender duas deputadas em sessão plenária.
Publicado a
Atualizado a

Mais de 1.300 pessoas assinaram uma petição online em que pedem a demissão do secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, por declarações consideradas machistas e misóginas contra duas deputadas.

A iniciativa foi lançada há pouco mais de 48 horas. “A pergunta desta gaja”,
“Burra do cara…” Estas palavras, dirigidas a deputadas eleitas, são misóginas, ofensivas e completamente inaceitáveis num Estado de Direito democrático. Este comportamento não pode ser ignorado, relativizado ou desculpado por quem tem responsabilidades públicas. A política deve ser feita com elevação, respeito e debate sério — nunca com insultos gratuitos e linguagem sexista", lê-se no texto da petição.

É exigida a "a demissão imediata" do secretário e "uma posição pública firme contra atitudes misóginas e agressivas na vida política". Mais acrescentam que "não é aceitável que representantes públicos perpetuem uma cultura de desrespeito e violência verbal contra as mulheres. Se nada for feito, normaliza-se o que deve ser firmemente condenado".

Na quinta-feira, 19 de junho, Eduardo Jesus escreveu uma carta em que fez um pedido de desculpas formal em carta enviada à presidente da Assembleia Legislativa da região, Rubina Leal.

O caso aconteceu na  na sessão plenária de terça-feira, dia 17 de junho, na Assembleia Legislativa da Madeira. "Eu senti-me ofendida não só a nível pessoal mas em nome de todas as mulheres", disse esta semana ao DN a deputada do PS, Madeira Sílvia Silva, relativamente aos comentários de Eduardo Jesus. A situação foi captada pelas câmaras da RTP-Madeira e criticada por todos os partidos da oposição, que consideraram tais expressões como "insulto", "inqualificáveis" e "lamentáveis". 

Governante escreveu uma carta a pedir desculpas.
"Gaja" e "burra do c...". Deputadas do PS Madeira acusam secretário regional do Turismo de ofensas
image-fallback
Janne Teller: "Redes sociais e Internet estão a criar uma nova explosão de misoginia"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt