João Maria Jonet vai apresentar candidatura como independente à Câmara de Cascais
O comentador político João Maria Jonet vai apresentar no dia 25 uma candidatura como independente à Câmara Municipal de Cascais.
Formado em Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA FCSH e com um percurso profissional na consultoria de atores políticos e de empresas, o comentador publicou esta quarta-feira, 11 de junho, um teaser na sua conta na rede social X.
"Uma nova maré está prestes a transformar Cascais. 25 de junho. Guardem a data e fiquem atentos", escreveu, num texto a acompanhar um curto vídeo.
Jonet havia afirmado em setembro do ano passado, ao Expresso, que tem sido contactado por eleitores e associações devido às “opções menos inspiradas” de AD e PS para Cascais.
"Eu sou militante do PSD. Idealmente não queria ser candidato contra o meu partido. Mas gostava sobretudo que o PSD tivesse um candidato melhor do que aquele que indicou. Eu não sou a última Coca-Cola do deserto, mas com os anticorpos que este candidato tem, não vai ser bom", afirmou Jonet em entrevista ao Sapo também em setembro do ano passado, assumindo que não se candidataria contra Miguel Pinto Luz, Ricardo Baptista Leite ou Joana Balsemão, "que têm trabalho feito e conhecimento de Cascais e da área autárquica".
No entanto, criticou na altura a "cultura muito pouco democrática" do PSD de Cascais: "O PSD de Cascais é pouco propício ao debate, tem mais histórico na supressão de qualquer voz de oposição, em calar a crítica, por mais construtiva que seja. (...) É uma cultura muito pouco democrática, comparável à do PSD Madeira."
Refira-se que o autarca cascalense Carlos Carreiras atingiu o limite de mandatos e não vai poder recandidatar-se. Porém, será o mandatário da candidatura da coligação Viva Cascais (PSD/CDS-PP), encabeçada por Nuno Piteira Lopes, atual vice-presidente da Câmara com os pelouros do ambiente, reabilitação urbana, polícia municipal, entre outros.
O PS vai apresentar-se na corrida a Cascais com o líder da concelhia e atual vereador João Ruivo, assumindo um lugar que estava previsto ser ocupado por Marcos Perestrello e que chegou a ser apontado ao próprio... João Maria Jonet.