Rui Malheiro candidatou-seà liderança da Iniciativa Liberal na Convenção Nacional realizada em fevereiro deste ano.
Rui Malheiro candidatou-seà liderança da Iniciativa Liberal na Convenção Nacional realizada em fevereiro deste ano.Foto: Leonardo Negrão

IL: Rui Malheiro admite recandidatar-se após ser “apanhado de surpresa” por demissão de Rui Rocha

Derrotado em fevereiro, quando a maioria dos liberais preferiram reconduzir o líder, o presidente do movimento Unidos pelo Liberalismo diz que pode avançar se tiver “base de apoio sólida”.
Publicado a
Atualizado a

O presidente do movimento Unidos pelo Liberalismo, Rui Malheiro, disse ao DN que admite voltar a candidatar-se à presidência da Iniciativa Liberal (IL), caso tenha “uma base de apoio sólida”, depois de ter sido “apanhado de surpresa” pelo anúncio da demissão de Rui Rocha, que ocorreu neste sábado.

Derrotado por Rui Rocha na Convenção Nacional da IL, realizada no início de fevereiro no Pavilhão Paz e Amizade, com o já líder a ser reeleito, com 73,4% dos votos, Rui Malheiro disse que a decisão “dependerá sempre da vontade dos membros” do Unidos pelo Liberalismo. Fundado pelo antigo candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves, o movimento tem sido sempre conotado com a oposição interna dos liberais.

Sobre a decisão de Rui Rocha, Malheiro disse que a “situação tremendamente insólita” lhe pareceu ainda mais imprevisível por o partido estar “às portas de umas eleições autárquicas”. Ainda sem data marcada, sabe-se que os portugueses voltarão às urnas, para escolherem os seus representantes no Poder Local, entre o final de setembro e o início de outubro.

Rui Rocha enviou uma mensagem de correio eletrónico a todos os membros do partido em que comunicou que se demite e não se recandidatará à presidência da Comissão Executiva. Isto porque entende ser necessária uma nova liderança num “ciclo político com enormes desafios, e para qual a IL não parte, reconhecendo a minha responsabilidade nisso, com a preponderância de um peso eleitoral pelo qual lutámos e todos desejávamos”.

A IL teve 5,36% nas legislativas de 18 de maio, elegendo nove deputados, o que significou apenas mais um do que nas duas eleições anteriores. Um deles foi o próprio Rui Rocha, novamente cabeça de lista, e que anunciou pretender cumprir o mandato apesar de abandonar à liderança do partido.

Da atual Comissão Executiva poderão sair candidatos à sucessão de Rocha, nomeadamente a líder parlamentar da ultima legislatura, e candidata presidencial, Mariana Leitão. Também com muitos apoiantes entre os liberais, o até agora deputado Bernardo Blanco afastou-se da Assembleia da República para se concentrar em projetos empresariais.

Rui Malheiro candidatou-seà liderança da Iniciativa Liberal na Convenção Nacional realizada em fevereiro deste ano.
Rui Rocha demite-se da liderança da Iniciativa Liberal

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt