Rui Rio é o mandatário da campanha de Gouveia e Melo.
Rui Rio é o mandatário da campanha de Gouveia e Melo. FOTO: Manuel Fernando Araújo / LUSA

Diretor da campanha de Marques Mendes ataca Rui Rio. "Ideia de vingança"

Duarte Marques escreveu no X (antigo Twitter) que "não foi o interesse nacional que colocou Rui Rio a apoiar Gouveia e Melo".
Publicado a
Atualizado a

"Não foi o interesse nacional que colocou Rui Rio a apoiar Gouveia e Melo mas sim uma ideia de vingança." A declaração é de Duarte Marques, social-democrata e diretor da campanha de Marques Mendes à Presidência da República. A publicação, partilhada no X (antigo Twitter) ocorreu na sequência das declarações de Rui Rio na noite de sábado, durante jantar da candidatura de Gouveia e Melo - do qual será o mandatário.

"Rio não lida bem com as críticas. E nunca lidou bem com a independência de LMM como comentador. Assim, aproveitou esta oportunidade para fazer a sua pequena vingança", acrescentou Duarte Marques na declaração.

A publicação mostra a divisão do PSD em relação às presidenciais. Rui Rio, ex-líder do partido, agora oficialmente apoia Gouveia e Melo.

No seu discurso, em que referiu que era sua intenção "não voltar aos palcos principais da política nacional", Rui Rio apontou "a instável conjuntura externa" a "complexa situação económica e social" do país e a "degradação acentuada que a própria qualidade da democracia tem sofrido" como motivos para regressar à vida pública. Rio afirmou ter uma "convergência de pensamento" com Gouveia e Melo e prosseguiu para um capítulo que considera essencial: a Justiça.

O "retorno" de Rui Rio ao palco político, ao apoiar o almirante, ocorre apenas dois dias depois de o Conselho Nacional do PSD aprovar oficialmente o apoio à Marques Mendes. Como o DN noticiou, a decisão não foi unânime: a conselheira nacional Palmira Lobo votou contra.

o DN apurou que houve outros sinais de que as notícias sobre a unanimidade do órgão social-democrata à recomendação feita por Luís Montenegro, foram ligeiramente exageradas. Além do voto contrário de Palmira Lobo, terá havido "três ou quatro abstenções" e falta de entusiasmo em algumas das intervenções que se ouviram durante a reunião desta noite de quinta-feira. Parte dos 72 membros eleitos do Conselho Nacional terão mesmo abandonado a sala para não participarem na votação.

Rui Rio é o mandatário da campanha de Gouveia e Melo.
Palmira Lobo foi a única a votar contra apoio a Marques Mendes no Conselho Nacional do PSD
Rui Rio é o mandatário da campanha de Gouveia e Melo.
Rui Rio anunciado mandatário nacional de Gouveia e Melo volta a falar em reforma da Justiça

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt