José Manuel Pureza na convenção do Bloco de Esquerda deste sábado, 29 de novembro.
José Manuel Pureza na convenção do Bloco de Esquerda deste sábado, 29 de novembro. Leonardo Negrãou

Convenção do BE: moção de Pureza indica Isabel Pires como secretária da organização

Este nome foi anunciado por Alexandre Abreu, membro da moção ‘A’, durante a apresentação das moções de orientação na 14.ª Convenção Nacional do BE, que decorre em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

A moção A, encabeçada por José Manuel Pureza, indicou neste sábado, 29 de novembro, o nome da antiga deputada Isabel Pires para o cargo de secretária da organização do Bloco de Esquerda, no âmbito de uma nova representação tripartida.

Este nome foi anunciado por Alexandre Abreu, membro da moção ‘A’, durante a apresentação das moções de orientação na 14.ª Convenção Nacional do BE, que decorre no pavilhão municipal do Casal Vistoso, em Lisboa.

A proposta da moção A, afeta à atual direção, é a de uma nova forma de organização tripartida, que passa pela figura do coordenador - que deverá ser José Manuel Pureza, uma vez que a moção ‘A’ elegeu 80% dos delegados à Convenção -, um deputado no parlamento – que deverá ser Fabian Figueiredo, segundo nome na lista por Lisboa -, e esta terceira figura de secretária da organização do partido.

Isabel Cristina Rua Pires tem 34 anos e um mestrado em Ciência Política.

A dirigente bloquista integra vários órgãos do partido, nomeadamente a Mesa Nacional e a Comissão Política.

Na apresentação da moção, Alexandre Abreu os bloquistas precisam "de ser mais ousados, menos reativos" e de apresentar visões e propostas inovadoras "que marquem a agenda política em vez de se limitarem a responder" a essa mesma agenda.

Para o bloquista, esta é a oportunidade "de recuperar o diálogo e reforçar as pontes", considerando ser preciso promover "máximas convergências" nas áreas laborais e na defesa da democracia.

"É preciso reaproximar e escutar com humildade quem já nos foi próximo e que por diferentes motivos se afastou", defendeu, apontando o BE como um "motor de convergência e de recusa do sectarismo".

Abreu prometeu bloquistas "fiéis ao povo explorado, intransigente nos direitos humanos, firmes na oposição, ecologistas e socialistas", sem "desistir de nada e fiéis a todas as lutas".

Antes do debate das moções, houve um momento para um vídeo de homenagem a todos os bloquistas que morreram desde a última convenção ao som da canção “Eu vi esse povo lutar”, de Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco e Sérgio Godinho.

O último aparecer neste vídeo foi o pai de Mariana e Joana Mortágua, Camilo Mortágua, que morreu em novembro do ano passado, vendo-se um excerto de um vídeo onde diz que “a coerência até ao fim, isso é que duro”.

José Manuel Pureza na convenção do Bloco de Esquerda deste sábado, 29 de novembro.
Convenção do Bloco de Esquerda abre porta a Pureza e a uma gestão local feita em secretariado
José Manuel Pureza na convenção do Bloco de Esquerda deste sábado, 29 de novembro.
Mortágua espera "mudança" e admite erros, mas rejeita que tenham sido "determinantes"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt