Caso das gémeas. Relatório preliminar da comissão de inquérito entregue sexta-feira
A entrega do relatório preliminar da comissão de inquérito ao caso das gémeas falhou por três vezes, mas deverá acontecer esta sexta-feira. Os atrasos na entrega do documento adiaram o início da discussão para 26 de março.
A informação foi divulgada por Rui Paulo Sousa, presidente da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com o medicamento Zolgensma, um dos mais caros do mundo.
A pedido da relatora, a deputada Cristina Rodrigues, do Chega, a entrega do relatório com as conclusões preliminares, prevista inicialmente para 20 de fevereiro, foi agendada para dia 28 e depois para esta quarta-feira. Por três vezes, a relatora não entregou o documento, devendo fazê-lo no último dia desta semana.
"Ficou acordado pela deputada que, sem falta, esta sexta-feira será entregue o relatório", disse o presidente da comissão de inquérito, citado pela Lusa, após o final da reunião de mesa e coordenadores, que decorreu à porta fechada, e na qual foi aprovado por unanimidade o pedido do PSD para a suspensão, "pelo período mínimo de três semanas", do funcionamento da comissão de inquérito.
Rui Paulo Sousa informou que a relatora justificou os atrasos na entrega do documento "pela morosidade do trabalho e a quantidade de dados que tiveram que ser avaliados e inseridos no relatório".
No entanto, caso a Assembleia da República seja dissolvida após a esperada rejeição da moção de confiança que o Governo irá apresentar, a comissão de inquérito pode terminar sem conclusões, já que a votação em plenário poderá não acontecer, informou ainda Rui Paulo Sousa, segundo a agência de notícias.