Candidato à Câmara do Porto acusa responsável pela comunicação de candidatura de Pedro Duarte de agressão
O vice-presidente da Câmara do Porto e candidato independente à presidência da autarquia, Filipe Araújo, terá sido agredido por Vasco Ribeiro, ex-chefe de gabinete de Rui Moreira e atual responsável pela comunicação da candidatura do PSD, encabeçada por Pedro Duarte.
A agressão terá acontecido na madrugada desta sexta-feira, 13 de junho, na tenda VIP do festival Primavera Sound, que está a decorrer no Parque da Cidade, na Invicta.
O candidato do Movimento independente Fazer à Porto afirmou, em comunicado, que “foi vítima de agressões físicas por parte de Vasco Ribeiro”. “Durante o evento, Vasco Ribeiro aproximou-se de Filipe Araújo, iniciando uma conversa. De forma súbita e violenta, agarrou o candidato e desferiu-lhe um murro no rosto, seguido do lançamento de um copo”, descreveu a candidatura de Filipe Araújo.
A nota acrescenta que "como resultado da agressão, Filipe Araújo sofreu escoriações na cara". "Alertada de imediato a equipa de segurança do evento, foi prontamente acionada a presença da PSP que compareceu no local e tomou conta da participação da ocorrência. Filipe Araújo vai apresentar queixa, ainda esta manhã, por ofensas à integridade física junto das autoridades competentes", pode ler-se.
Vasco Ribeiro terá ido ao encontro de Filipe Araújo junto a um dos bares da tenda VIP do festival de música, por volta da 1h00, e começado uma a discussão. No local estavam vários políticos, entre os quais outros membros do executivo, que terão visto o ex-chefe de gabinete a atingir o vice de Rui Moreira com um soco.
"Há 12 anos que me dedico diariamente ao Porto e nunca tinha assistido a tal comportamento. Não me deixarei condicionar por nada nem por ninguém. Continuarei de pé, com a mesma determinação de sempre, a trabalhar pelo Porto e pelos portuenses", assegura Filipe Araújo, citado pelo comunicado.
Na sequência deste episódio, Vasco Ribeiro acabou por pedir a demissão, que foi aceite por Pedro Duarte.