Mariana Mortágua despediu-se da coordenação do Bloco de Esquerda nesta XIV Convenção do partido, mas esteve na Flotilha para Gaza.
Mariana Mortágua despediu-se da coordenação do Bloco de Esquerda nesta XIV Convenção do partido, mas esteve na Flotilha para Gaza.Foto: Leonardo Negrão

Bloco de Esquerda insurge-se por possível presença do governo de Portugal em cimeira organizada por Israel

Partido lembra que outros países europeus recusaram presença com base no boicote à política seguida pelo regime em relação à Palestina.
Publicado a
Atualizado a

O Bloco de Esquerda dirigiu ao Governo perguntas quanto à participação do mesmo numa cimeira internacional, com organização israelita. Ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, liderado por Fernando Alexandre, o partido questionou se algum membro do Executivo estará na conferência EduAlcation 2026, a decorrer em Jerusalém.

O Bloco lembra "o boicote de vários homólogos internacionais e a recusa de diversos Estados em participar no evento devido à situação humanitária em Gaza", pedindo, portanto, uma "fundamentação política para que Portugal mantenha a sua presença". No caso, vários países recusaram estar em solo israelita enquanto não virem avanços na paz em Gaza e o Bloco indaga se "num contexto de isolamento diplomático de Israel e de conflito militar" a presença na conferência é compatível "com a posição de Portugal face ao respeito pelo Direito Internacional e pelos Direitos Humanos?"

A conferência internacional "EduAIcation 2026" está agendada para os dias 2 a 4 de fevereiro de 2026 no Centro Internacional de Convenções de Jerusalém. É organizada pelo Ministério da Educação do Estado de Israel e pretende culminar na assinatura da "Declaração de Jerusalém", um documento de princípios sobre a utilização da IA no ensino. Não foi possível encontrar o texto desse mesmo documento.

O partido liderado por José Manuel Pureza acrescenta que a lista de participantes é "reduzida", contando como "representantes Azerbaijão, Arménia, Congo, Panamá, Alemanha e Áustria." A carta é escrita pelo deputado Fabian Figueiredo.

Em comunicado de Imprensa, a Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina manifestou "profunda preocupação perante notícias e sinais públicos de que Portugal poderá estar representado na conferência". Como se sabe o Bloco de Esquerda é extremamente ativo nessa causa e teve a ex-coordenadora, Mariana Mortágua, na flotilha para Gaza.

Noutro prisma internacional, o Parlamento Europeu (PE) aprovou, no dia 22 de Janeiro, uma resolução sobre a repressão violenta de manifestantes no Irão, com 562 votos a favor, nove contra e 57 abstenções. Catarina Martins votou com abstenção nessa resolução, Rui Rocha, ex-líder da IL, comentou o caso com críticas. Mas pelo que o DN pôde ler nos dados oficiais da votação, não foi a única portuguesa a manter-se à margem. João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, Lídia Pereira, do PSD, e António Tânger Correia, do Chega, também se abstiveram.

Mariana Mortágua despediu-se da coordenação do Bloco de Esquerda nesta XIV Convenção do partido, mas esteve na Flotilha para Gaza.
Catarina Martins acaba Presidenciais apoiada por todas as principais figuras do Bloco de Esquerda
Mariana Mortágua despediu-se da coordenação do Bloco de Esquerda nesta XIV Convenção do partido, mas esteve na Flotilha para Gaza.
Bloco de Esquerda entrega projeto de resolução a pedir que Governo condene intervenção militar na Venezuela

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt