Marcelo convidou hoje Costa a formar Governo

O Presidente da República conversou hoje com o líder do PS, comunicando-lhe a intenção de o indigitar para formar Governo.
Publicado a
Atualizado a

À reunião com o líder do PS seguiu-se à última audiência do Presidente da República com os partidos parlamentares, por sinal uma audiência com uma delegação dos socialistas.

A ronda de audições tinha-se iniciado ontem, começando Marcelo por receber uma delegação do partido Livre. Esta tarde recebeu delegações da Iniciativa Liberal, Chega, PSD e, por último, do PS, sendo a comitiva socialista constituída por José Luís Carneiro (secretário-geral adjunto do PS), Ana Catarina Mendes (líder parlamentar do PS) e Duarte Cordeiro (secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares).

A conversa do Presidente da República com o secretário-geral do PS não decorreu de forma presencial - o que é inédito, nestes procedimentos - porque António Costa está em casa, isolado, com covid.

Pelas 19.12 de hoje, Belém emitiu a nota confirmando a intenção presidencial de indigitar de António Costa como primeiro-ministro.

"Na sequência das eleições legislativas no passado domingo, 30 de janeiro, ouvidos, nos termos constitucionais, os partidos políticos representados na nova Assembleia da República, e tendo em conta os resultados eleitorais, o Presidente da República comunicou ao Dr. António Costa, Secretário-Geral do Partido Socialista, a sua intenção de o indigitar como Primeiro-Ministro do XXIII Governo Constitucional, a qual será formalizada depois do apuramento dos votos dos círculos eleitorais da Europa e de fora da Europa", lê-se nessa nota, intitulada "Presidente da República indigitou António Costa como Primeiro-Ministro".

Segundo o texto presidencial, "a nomeação e posse [do novo Governo] terão lugar depois da primeira sessão da XV legislatura da Assembleia da República".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt