Crónicas no DN reunidas num "apelo à reflexão"
O objetivo de “pôr as pessoas a pensar e a refletir sobre o que vai acontecendo” levou Manuel Portugal Lage a reunir alguns dos textos que escreveu para o DN, desde janeiro de 2021, no livro 100 Crónicas de um Mundo em Transformação, que será lançado hoje, às 18.30, no Soho Club, em Lisboa, com a apresentação a cargo dos deputados socialistas Marcos Perestrello e Marta Temido.
Para o autor do livro, que é o líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Lisboa, não é necessário ser socialista para ler o “apelo à reflexão” em que escreve “da forma mais desapaixonada possível” sobre temas que vão do desporto à Justiça, ou do Ensino Superior ao racismo e xenofobia. Sinal disso é que terá na sessão de lançamento vereadores lisboetas como o social-democrata Ângelo Pereira e o centrista Diogo Moura, bem como figuras da área empresarial “que nada têm a ver com política, nem com o PS”.
As receitas da venda do livro, que na realidade reúne 99 crónicas publicadas entre janeiro de 2021 e setembro de 2023, ficando a 100.ª em branco, “podendo o leitor escrever a sua própria”, revertem para a Cruz Vermelha Portuguesa. Uma instituição que Manuel Portugal Lage diz ter uma “área de intervenção suficientemente abrangente” para espelhar os temas abordados.