Cabrita fala pela primeira vez sobre acidente na A6: "Não é o absurdo que dizem"

Ministro da Administração Interna critica especulação sobre a velocidade da viatura que o transportava a 18 de junho

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, abordou esta quinta-feira pela primeira vez caso do acidente na A6 com o carro em que seguia e que provocou a morte de um trabalhador que realizava trabalhos de limpeza na berma da autoestrada, há cinco meses.

"Não é o absurdo que dizem. Esses absurdos que por aí são propalados são lamentáveis. A investigação está em curso. Apurará as condições em que decorreu o acidente", afirmou o governante, acerca da velocidade da viatura que o transportava.

Também esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre o caso, apelando a uma justiça com prazos e investigações mais céleres. O chefe de Estado considerou que o problema não é este caso "estar cinco meses em segredo de justiça", mas sim que "as investigações judiciais, muitas vezes, porque são muito longas, deixam nos portugueses a sensação de que a justiça é lenta, e que é pesada e é complexa", ressalvando que "isso é genérico".

"Tem-se falado disso, precisamente das reformas da justiça, de que se fala tanto. Um dos objetivos fundamentais há de ser esse, que é encurtar prazos, acelerar investigações, na medida em que seja possível, para não haver a ideia de que a justiça é tão lenta, tão lenta, tão lenta, ou tem de ser tão lenta, tão lenta, tão lenta, que aparece aos olhos dos portugueses como lenta de mais", defendeu.

O acidente nesta autoestrada, que liga Marateca à fronteira do Caia, em Elvas (distrito de Portalegre), ocorreu "por volta das 13:00" de 18 de junho, ao quilómetro 77, na zona do concelho de Évora, no sentido Évora - Lisboa, segundo divulgou na altura a GNR.

A vítima mortal, um trabalhador de uma empresa que realizava trabalhos de manutenção da via, ainda "foi assistido", mas "acabou por falecer no local", assinalou à Lusa, nesse dia, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG