Autárquicas: PSD confirma Nuno Piteira Lopes em Cascais e João Rodrigues em Braga
O Conselho Nacional do PSD, reunido na terça-feira, confirmou as candidaturas de Nuno Piteira Lopes e de João Rodrigues, atuais vice-presidente da Câmara de Cascais e vereador da Câmara de Braga, respetivamente, nas eleições autárquicas que irão decorrer, em data a definir, entre o final de setembro e o início de outubro.
Tirando Lisboa, Cascais e Braga são os dois principais concelhos com gestão autárquica dos sociais-democratas, também nesse caso em coligação com o CDS-PP e outras forças partidárias. E os dois concelhos têm em comum o facto de os seus atuais presidentes, Carlos Carreiras e Ricardo Rio, estarem a cumprir o terceiro mandato consecutivo, pelo que se poderão recandidatar.
Nuno Piteira Lopes tornou-se vice-presidente da Câmara de Cascais após a saída de Miguel Pinto Luz para o Governo, assumindo a pasta das Infraestruturas e Habitação. Por seu lado, João Rodrigues é o atual vereador do Planeamento e Ordenamento e Habitação, num executivo que tem como vice-presidente Sameiro Araújo.
Além dos candidatos de continuidade a Cascais e a Braga, o Conselho Nacional do PSD aprovou mais 41 candidaturas, como a de João Teixeira Leite à Câmara de Santarém, cuja presidência assumiu em setembro de 2024, depois de Ricardo Gonçalves interromper a presidência do Instituto do Desporto de Portugal.
Em Loures, onde o socialista Ricardo Leão irá recandidatar-se, repete-se a candidatura de Nelson Baptista, ex-presidente da Junta de Freguesia da Lousa. E em Évora será Henrique Sim-Sim, líder da concelhia social-democrata, a procurar conquistar a autarquia agora presidida pelo comunista Carlos Pinto de Sá, que enfrentará ainda o ex-eurodeputado Carlos Zorrinho pelo lado do PS.