Pedro Pimpão é autarca em Pombal desde 2021.
Pedro Pimpão é autarca em Pombal desde 2021. FOTO: D.R.

Pedro Pimpão é o escolhido para liderar à Associação Nacional de Municípios

Autarca de Pombal encabeça a candidatura do PSD. Sociais-democratas vão recuperar a presidência do órgão, que escapa desde 2013. Eleição acontece em congresso, entre os dias 13 e 14 de dezembro.
Publicado a
Atualizado a

O autarca de Pombal, Pedro Pimpão, é o nome escolhido para liderar a candidatura do PSD à presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), confirmou o DN junto de fonte social-democrata.

A eleição de Pedro Pimpão, atual presidente dos Autarcas Sociais Democratas, acontecerá no congresso da ANMP, marcado para 13 e 14 de dezembro, em Viana do Castelo. Caso seja eleito como se perspetiva, uma vez que o PSD tem o maior número de presidências de câmara, sucederá no cargo à socialista Luísa Salgueiro, autarca de Matosinhos.

Nas autárquicas de dia 12 de outubro, os sociais-democratas conseguiram 136 municípios contra os 128 do PS. Isto dá ao PSD a oportunidade de recuperar a liderança da ANMP, que estava nas mãos do PS desde 2013.

Aos 45 anos, Pedro Pimpão cumpre o segundo mandato à frente da Câmara Municipal de Pombal e, atualmente, já integra o Conselho Diretivo da ANMP e é vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Quando assumir funções como presidente da ANMP, Pedro Pimpão já sabe que, ao contrário do que aconteceu desde 2022, o município do Porto integrará a associação. O regresso a este órgão era um dos desígnios da candidatura do atual autarca e ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Ao DN, Pedro Pimpão refere que o facto de estar "já dentro" da estrutura "dá uma responsabilidade maior por saber quais são os principais desafios da ANMP".

A instituição, nos últimos anos "foi sempre uma instituição suprapartidária e refletiu sempre as diversas tendências ideológicas do municipalismo português", diz o autarca pombalense. Isso é agora também algo que vai continuar a acontecer, desde logo com o desejo de que Luísa Salgueiro - a quem agradece o trabalho feito até aqui - continue envolvida na ANMP. Além disso, refere que a distribuição será feita "por método de Hondt", o que significa que os movimentos independentes também terão lugar no Conselho Diretivo. O objetivo é "refletir a realidade dos municípios portugueses".

E ainda que não tenha sido formalmente eleito, Pedro Pimpão estabelece desde logo algumas prioridades, nomeadamente a revisão da lei das finanças locais. "Deve haver um novo modelo de financiamento das autarquias locais e, em particular, dos municípios para reforçar a nossa capacidade para implentar as medidas que contribuem para o desenvolvimento dos nossos territórios", refere. Ao mesmo tempo, o autarca refere ser necessário "aproveitar" essa revisão para que haja uma "discriminação positiva dos municípios mais pequenos, nomeadamente os municípios do interior".

image-fallback
Isaltino na presidência ANMP? Não, obrigado
Pedro Pimpão é autarca em Pombal desde 2021.
Presidente da ANMP diz "que está na altura" de discutir eliminação de mais portagens

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt