José Luís Carneiro
José Luís CarneiroFoto: Gerardo Santos

Saúde e Defesa marcam reunião entre José Luís Carneiro e Montenegro

Secretário-geral do PS reconheceu ao Diário de Notícias as matérias em discussão no encontro com o primeiro-ministro desta tarde de quarta-feira.
Publicado a
Atualizado a

A reunião entre o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, está marcada para as 17h30 em São Bento, confirmou o DN. Ao Diário de Notícias, o líder socialista descreveu que na "agenda do encontro estarão temáticas como a Defesa e a Saúde".

O secretário-geral do PS já solicitara, por carta, várias vezes, a possibilidade de reunir com o primeiro-ministro. Vincando a vontade de dialogar, a meta do PS é negociar propostas e procurar acordos que estejam menos radicalizados. A questão da Imigração, correspondendo a muitas das medidas do Chega, alertou o Partido Socialista, o qual pretende sensibilizar a AD para várias matérias, sem nunca esquecer a discussão para o Orçamento de Estado de 2026.

É previsível que não sejam apenas abordadas as temáticas de Saúde e Defesa, mas o PS considerou escassas as justificações de Montenegro no debate Estado da Nação sobre ambas as áreas.

Este não é o primeiro encontro entre Luís Montenegro e José Luís Carneiro. Os dois já se reuniram, no início de junho, mas nessa altura o encontro foi a pedido do primeiro-ministro. O aumento da meta de 2% do PIB em Defesa até final do ano e a trajetória de 5% até 2035 gera dúvidas no PS e, a propósito disso, como o DN noticiou, Carneiro procurou ajuda de especialistas para o conselho estratégico, como é o caso do antigo ministro, Augusto Santos Silva, com experiência em diplomacia internacional e Defesa.

Em julho, Carneiro procurou junto do governo a possibilidade de desenvolver um "Acordo Estratégico para um Plano de Desenvolvimento Nacional e de Capacitação da Defesa". Esse estará, certamente, em cima da mesa.

No que toca à Saúde, o secretário-geral socialista apresentou um projeto de resolução para a criação de uma unidade de coordenação permanente para emergências hospitalares. Os problemas de assistência e a falta de meios do INEM, além do fecho de várias unidades hospitalares ao fim de semana, incluindo serviços de obstetrícia, são, para o PS, de urgente resposta.

Espera-se que o secretário-geral do PS dialogue com os jornalistas no final da reunião. Para já, não está definido que Luís Montenegro elabore alguma intervenção pública.

José Luís Carneiro
José Luís Carneiro mune-se de especialistas para Educação, Políticas Públicas e Defesa
José Luís Carneiro
José Luís Carneiro e Luís Montenegro reúnem-se esta quarta-feira em São Bento

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt