José Luís Carneiro reúne esta tarde na sede nacional do PS com os conselheiros estratégicos.
José Luís Carneiro reúne esta tarde na sede nacional do PS com os conselheiros estratégicos.Foto: Gerardo Santos

José Luís Carneiro mune-se de especialistas para Educação, Políticas Públicas e Defesa

Augusto Santos Silva, antigo ministro da Defesa, e Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, são alguns dos aliados para o futuro conselho estratégico do partido, confirmou o DN.
Publicado a
Atualizado a

José Luís Carneiro tem estabelecido contacto com as altas esferas do Partido Socialista e procurado aconselhamentos de militantes com pergaminhos na política. Depois do apoio generalizado, da grande maioria, dos candidatos a presidentes de câmara nas próximas Autárquicas, o secretário-geral do PS tem reunido com especialistas, de modo a consolidar uma oposição ao governo de Luís Montenegro.

Confirmou o DN que Educação, Políticas Públicas e Defesa são os assuntos no centro da agenda de Carneiro. Por isso mesmo, destaca-se a entrada para o futuro conselho estratégico do partido de Maria Lurdes Rodrigues e Augusto Santos Silva.

A professora, atual reitora do ISCTE, foi ministra da Educação de 2005 a 2009 no governo de José Sócrates e responsável pela reformulação do modelo tecnológico de ensino e do ensino profissional. Independente, foi criticada por setores do PS devido às reformas e avaliações na carreira docente. Esteve também condenada por prevaricação política, mas foi absolvida pelo Tribunal da Relação de Lisboa em 2015. Além da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues tem como área de estudo académico as Políticas Públicas e será uma importante conselheira nesse sentido.

Augusto Santos Silva, figura incontornável dos últimos anos de governo socialista, foi ministro da Educação (2000-2001), da Cultura (2001-2002), dos Assuntos Parlamentares (2005-2009), da Defesa Nacional (2009-2011) e dos Negócios Estrangeiros (2015-2022). A experiência em vários ministérios foi considerada decisiva, além da hábil experiência de negociação e diplomacia com líderes europeus. A Defesa e a Soberania são áreas em que Santos Silva tem papel importante. Ocupou ainda o cargo de 15.º presidente da Assembleia da República entre 2022 e 2024. Quando Aguiar Branco é criticado publicamente pelo PS, Santos Silva será, certamente, conselheiro também em relação aos trabalhos no parlamento.

Nuno Severiano Teixeira, diretor do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA) e professor na Universidade Nova de Lisboa, associa-se a Santos Silva no conhecimento de Administração Interna, da qual foi ministro no segundo governo de António Guterres, mas também de Defesa, tutela que teve no primeiro governo de Sócrates.

Da IPRI, sabe o DN, também estará a doutorada em Políticas Públicas, Ana Paula Costa, que é presidente da Casa do Brasil e investigadora. O trajeto no estudo das migrações é apetrecho para aconselhar José Luís Carneiro.

O secretário-geral identificou assim as necessidades mais prementes, atendendo justamente à prioridade dada por Montenegro ao controlo da imigração, à reformulação dos currículos da disciplina de Cidadania e ao possível aumento do investimento em Defesa.

Pedro Siza Vieira, antigo ministro da Economia de António Costa, terá papel na leitura dos dados macroeconómicos, segundo o que o Diário de Notícias conseguiu apurar.

Por fim, Ferro Rodrigues, histórico socialista, secretário-geral de 2002 a 2004, já conselheiro de estado de 2016 a 2022, acrescenta-se como mais um nome forte do núcleo duro do PS em torno de Carneiro. Como ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, representará um papel relevante na leitura das mudanças laborais que Montenegro pretende implementar.

Paulo Pedroso, que se desvinculara do partido, é outro nome abordado por Carneiro. Também da oposição poderão existir surpresas. O DN confirmou que o ex-secretário da Administração Interna do governo de Passos Coelho e antigo vice-presidente do CDS-PP, Filipe Lobo d'Ávila, foi sondado pelo líder socialista.

José Luís Carneiro reúne-se esta tarde na sede nacional do PS com os conselheiros estratégicos numa lista que terá vários investigadores, docentes universitários sem filiação partidária ao PS.

image-fallback
Maria de Lurdes Rodrigues: "O PS tem de puxar pela agenda da dívida"
José Luís Carneiro reúne esta tarde na sede nacional do PS com os conselheiros estratégicos.
José Luís Carneiro assume “linhas vermelhas” na lei da greve e na legislação laboral
José Luís Carneiro reúne esta tarde na sede nacional do PS com os conselheiros estratégicos.
Ferro Rodrigues declara apoio a José Luís Carneiro para as eleições do PS

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt