RTP já apresentou proposta para ficar com Quadratura do Círculo

A proposta terá sido feita aos três comentadores, José Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho, e ao moderador Carlos Andrade.

O DN sabe que a RTP já avançou com uma proposta para que o programa de debate político Quadratura do Círculo, que na próxima quinta-feira terá a sua última transmissão na SIC Notícias, continue na estação pública. A proposta terá sido feita aos três comentadores, José Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho, e ao moderador Carlos Andrade. Ao contrário do que tem sido noticiado pela comunicação social, o atual formato do programa mantém-se e o lugar de moderador não estará em aberto.

Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, deixou a porta aberta para um eventual reforço da presença de Pacheco Pereira na estação, onde já tem o programa Ephemera - Objetos Tocados pela História quando, questionado recentemente pelo DN, já depois de o jornal ter anunciado o fim deste na SIC Notícias, respondeu: "Pode ser, pode ser".

Com uma eventual mudança para a RTP, onde o lugar mais provável para a Quadratura do Círculo é a RTP3, o canal noticioso da estação pública, e tendo em conta as várias plataformas da RTP, que incluem a rádio Antena 1, o programa poderia regressar também à sua origem: a rádio.

O formato, que começou por chamar-se Flashback, nasceu no final da década de 1980. Transmitido ao domingo, era então moderado por Emídio Rangel, e tinha como comentadores José Magalhães, Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente - quando este último saiu foi substituído por Miguel Sousa Tavares e depois por Nogueira de Brito.

Ainda com o nome Flashback, já a meio dos anos 1990, passou a ser transmitido também na televisão, na SIC. Deixou de ser emitido pela TSF em 2003.

O formato de debate político passou para SIC Notícias em janeiro de 2004, com o nome Quadratura do Círculo, levando então Carlos Andrade para a moderação e Lobo Xavier para o lugar de Nogueira de Brito. O atual primeiro-ministro António Costa chegou a ser um dos comentadores da Quadratura do Círculo.

A notícia do fim do programa foi conhecida na terça-feira, dia 15. Na emissão de quinta-feira, o moderador Carlos Andrade referiu que só abordariam o final do programa na sua última emissão, isto é, no próximo dia 24.

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.